Esportes
Fifa The Best: Guilherme Madruga, novo volante do Cuiabá, vence o Prêmio Puskás 2023
Anunciado pelo Cuiabá nesta segunda-feira, volante recebe troféu por golaço de bicicleta marcado com a camisa do Botafogo-SP

O Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada está em mãos brasileiras pela terceira vez. Nesta segunda-feira, em cerimônia realizada em Londres, o volante Guilherme Madruga foi vitorioso em disputa que teve Nuno Santos, português do Sporting, e Julio Enciso, paraguaio do Brighton, como finalistas.
Madruga, agora jogador do Cuiabá, foi eleito pelo gol de bicicleta que marcou pelo Botafogo-SP em partida contra o Novorizontino pela Série B do Campeonato Brasileiro, no dia 27 de junho do ano passado (veja no vídeo acima). Antes dele, Neymar, em 2011, e Wendell Lira, em 2015, foram os outros brasileiros vitoriosos.
- Um dia único na minha vida. Com certeza está marcado na minha história e também na memória de todos que me acompanham desde o começo da minha trajetória - disse Madruga no palco da cerimônia.
Pai, não vão mais chamar o senhor de louco. Realmente estou virando um jogador profissional. E mãe, toda vez que a senhora chorava escondida quando eu estava longe, valeu a pena.— Guilherme Madruga, vencedor do Prêmio Puskás 2023
- É um sonho isso que estou vivendo, estar entre meus ídolos. Eu não esperava isso. Foi totalmente diferente do que planejei, mas foi muito melhor - completou.
O prêmio de gol mais bonito é entregue em cerimônias da Fifa desde 2009, quando Cristiano Ronaldo foi vitorioso. Veja todos os vencedores:
- 2009 - Cristiano Ronaldo (Manchester United)
- 2010 - Hamit Altintop (Turquia)
- 2011 - Neymar (Santos)
- 2012 - Miroslav Stoch (Fenerbahçe)
- 2013 - Ibrahimovic (Suécia)
- 2014 - James Rodríguez (Colômbia)
- 2015 - Wendell Lira (Goianésia)
- 2016 - Mohd Faiz Subri (Penang FA)
- 2017 - Giroud (Arsenal)
- 2018 - Salah (Liverpool)
- 2019 - Daniel Zsori (Debreceni)
- 2020 - Son (Tottenham)
- 2021 - Lamela (Tottenham)
- 2022 - Marcin Oleksy (Warta Poznan)
- 2023 - Guilherme Marduga (Botafogo-SP)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/W/R/VHobhBSTCkFXMKzLWAVg/000-34f78yn.jpg)
Guilherme Madruga, brasileiro do Cuiabá e ex-Botafogo-SP, concorrente ao Prêmio Puskás — Foto: Adrian Dennis/AFP
Madruga recebeu o prêmio das mãos do ex-jogador Thierry Henry e fez um belo discurso.
“Hoje é um dia único na minha vida. Com certeza está marcado na minha história. Meu primeiro agradecimento é a Deus. Sem ele não seria possível tudo que estou vivendo. Quando fiz esse gol, eu estava emprestado ao Botafogo-SP e só queria ser comprado. Apenas planejei isso. Mas fui comprado e já fui vendido para o Cuiabá. Vou disputar a primeira divisão. E isso foi Deus que planejou. E esse prêmio dedico à minha família, principalmente aos meus pais, que estão no Brasil. Pai, todos que chamavam o senhor de louco, quando ficava dando treino para mim na areia, não vão mais chamar o senhor de louco. Virei profissional. Mãe, quando você chorava escondido, quando eu estava longe, valeu a pena. E meu irmão, que está aqui, toda vez me acompanha, é muita gratidão. É um sonho que estou vivendo estar aqui com meus ídolos. Não esperava. Foi melhor do que planejei. Obrigado e boa noite".
Essa foi a terceira vez que um brasileiro ganhou o Prêmio Puskas. Antes, Neymar venceu em 2011 e Wendell Lira levou em 2015.
Como funciona o Fifa The Best
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.
Um conselho técnico da entidade define uma lista de 10 finalistas. O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.
Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, esta edição do The Best teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022.
O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. A Bola de Ouro de 2023 já foi entregue, e o vencedor foi Lionel Messi.