Mundo
Hegseth diz que forças dos EUA estão prontas para ordem de Trump sobre Irã
Presidente americano ameaçou atacar país do Oriente Médio se não houver acordo sobre armas nucleares
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou nesta quinta-feira (29) que as Forças Armadas americanas estarão preparadas para executar qualquer decisão do presidente Donald Trump em relação ao Irã, a fim de garantir que o país não desenvolva armas nucleares.
Com uma grande força militar dos EUA concentrada no Oriente Médio, Hegseth foi questionado por Trump sobre a situação em uma reunião de gabinete.
"Eles [Irã] não devem buscar desenvolver capacidades nucleares. Estaremos preparados para cumprir o que este presidente espera do Departamento de Guerra (sic)", disse Hegseth, referindo-se ao Departamento de Defesa dos EUA.
Autoridades americanas afirmam que Trump está avaliando suas opções, mas ainda não decidiu se atacará o Irã.
As tensões entre EUA e Irã aumentaram após a violenta repressão aos protestos em todo o país pelas autoridades iranianas nas últimas semanas.
Trump ameaçou diversas vezes intervir caso o regime continue matando manifestantes, mas os protestos em todo o país contra as dificuldades econômicas e a repressão política diminuíram desde então.
Ele afirmou que os Estados Unidos agiriam caso o Irã retomasse seu programa nuclear após os ataques aéreos de junho realizados por forças israelenses e americanas contra importantes instalações nucleares.