Política

Deputados estaduais definem chapa única para mesa diretora da AL/MT; eleição será quarta-feira, 07

O prazo para inscrição das chapas foi encerrado às 18h desta segunda-feira,5

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM AL-MT 05/08/2024
Deputados estaduais definem chapa única para mesa diretora da AL/MT; eleição será quarta-feira, 07
A eleição da Mesa Diretora foi realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. | JLSIQUEIRA/ALMT

Os deputados estaduais definiram na tarde de segunda feira, 05, a chapa única que vai disputar a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para o biênio 2025/2026.

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para o segundo biênio da 20ª legislatura acontecerá nesta quarta-feira,07, a partir das 10h, durante sessão ordinária realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 30.1) e pela Rádio Assembleia (89,5 FM).

O prazo para inscrição das chapas foi encerrado às 18h desta segunda-feira (5). Apenas uma chapa foi registrada, composta pelos seguintes deputados: Max Russi (presidente), Júlio Campos (1º vice-presidente), Gilberto Cattani (2º vice-presidente), Wilson Santos (3º vice-presidente), Dr. João (1º secretário), Paulo Araújo (2º secretário), Diego Guimarães (3° secretário), Elizeu Nascimento (4º secretário), Fábio Tardin – “Fabinho” (5º secretário) e Juca do Guaraná (6º secretário).

Conforme Resolução Administrativa nº 018/2024, o registro das chapas deve ser feito por escrito, em requerimento padronizado, contendo a assinatura de todos os integrantes, e entregue em três vias diretamente na presidência do Parlamento.

A nova data de eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura, bem como a sua composição, foram estabelecidas pela Emenda Constitucional 116/2024.

A eleição da Mesa Diretora ocorrerá durante a sessão ordinária realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. Na ocasião, o presidente da Casa de Leis anunciará as chapas homologadas, bem como seus integrantes e sua numeração, sendo esta recebida conforme ordem de inscrição. Nenhum deputado poderá concorrer em mais de uma chapa, ainda que em cargos diferentes.

A escolha será feita por voto secreto, mediante cédulas impressas, com a indicação dos nomes dos candidatos e respectivos cargos, as quais serão recolhidas em urna, nos termos do Regimento Interno do Poder Legislativo.

Vencerá a chapa que obtiver maioria absoluta de votos. Caso isso não aconteça, será eleita aquela que alcançar maioria relativa em segunda votação.

O resultado será anunciado imediatamente após a eleição. Os deputados eleitos para compor a nova Mesa Diretora tomarão posse em 1º de fevereiro de 2025.