Política
Governo assina primeiro contrato para conclusão do BRT; entenda o que está previsto
Obras preveem conclusão de trechos em Cuiabá e Várzea Grande; outras licitações serão realizadas

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) assinou o contrato com o Consórcio Integra BRT, o primeiro para a conclusão das obras de implantação do Sistema BRT. O contrato tem um valor de R$ 155,1 milhões e prazo de conclusão de 180 dias após a assinatura da ordem de serviço.
Este consórcio ficará responsável por executar o remanescente das obras do corredor que liga a Avenida do CPA até o Terminal de Várzea Grande. Isso inclui: o trecho da Avenida do CPA entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública; o trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte entre o CREA e a ponte Júlio Müller; um trecho em Várzea Grande entre o aeroporto Marechal Rondon e o novo terminal.
Drenagem
O contrato assinado inclui obras de drenagem na Avenida Tenente-Coronel Duarte próximo ao Shopping Popular, local que registrou diversos alagamentos nos últimos anos.
Importante ressaltar que a melhoria de drenagem em toda a bacia da Prainha está a cargo da concessionária Águas Cuiabá, em um acordo com a prefeitura da Capital. O início dessas obras já foi noticiado pela concessionária.
Outros Trechos
A implantação do Sistema BRT inclui outro ramal, ligando a região do Coxipó até o centro de Cuiabá. Para dar mais celeridade ao andamento das obras, o Governo de Mato Grosso decidiu separar as obras do BRT em diversos lotes. Por isso, as obras para implantação do sistema na Avenida Fernando Corrêa da Costa e Coronel Escolástico serão licitadas separadamente.
Também serão licitados de forma separada a construção dos terminais, a instalação das estações, a construção de obras de artes especiais (pontes e viadutos), a sinalização viária e a implementação do Sistema de Transporte Inteligente.
Leia também
MODAL DE TRANSPORTE Prefeitura de Cuiabá desiste de ações na Justiça contra o BRT na capital MODAL DE TRANSPORTE Estado rescinde contrato com Consórcio responsável pelas obras BRT entre Cuiabá e VG MODAL DE TRANSPORTE BRT será licitado em lotes; Estado tem recursos para conclusão das obras MODAL DE TRANSPORTE Obras do BRT na Avenida do CPA são retomadas por Consórcio em Cuiabá BRT Governo lança primeiro processo de contratação para conclusão das obras do BRT BRT Cruzamento na avenida do CPA será interditado para concretagem de pistas do BRT MODAL DE TRANSPORTE Governo republica edital do BRT com inclusão das obras de drenagem na Avenida Prainha, em Cuiabá MODAL DE TRANSPORTE Obras do BRT seguem em andamento e trânsito em cruzamento na Avenida do CPA será liberadoObras em andamento
O Consórcio BRT segue executando as obras de implantação dos corredores em dois trechos da Avenida do CPA. Um entre o Crea e a Defensoria Pública e outro entre o Viaduto da Sefaz e o Hospital do Câncer.
Com a concretagem das pistas, calçadas e implantação do Parque Linear as obras seguem dentro do cronograma previsto no acordo de rescisão contratual com o Consórcio. De acordo com o prazo estabelecido no acordo, a previsão para entrega deste trecho é para o mês de agosto.