Política

Alerj aprova resolução para soltar Rodrigo Bacellar, preso pela PF

Presidente da Assembleia Legislativa é suspeito de vazar informações sigilosas de operação da Polícia Federal

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 08/12/2025
Alerj aprova resolução para soltar Rodrigo Bacellar, preso pela PF
Rodrigo Bacellar (União), presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), preso pela PF (Polícia Federal) | WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O plenário da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovou nesta segunda-feira (8) uma resolução para soltar o presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União)detido na Superintendência da PF (Polícia Federal) na capital fluminense desde a última quarta-feira (3).

Foram 42 votos favoráveis à soltura de Bacellar, 21 contrários, além de duas abstenções.

O parlamentar é suspeito de vazar informações sigilosas de operação da PF que levou o ex-deputado Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, à prisão em setembro.

Segundo a PF, trocas de mensagens entre Bacellar e TH Joias indicam que o presidente da Alerj sabia da operação conjunta das polícias Civil e Federal realizada em setembro deste ano e teria avisado o alvo para deixar o imóvel. TH saiu da residência um dia antes, mas acabou preso em outro endereço.

No último dia 3, Bacellar foi convocado à Superintendência da PF na capital fluminense sob o pretexto de uma reunião institucional. Ao chegar, foi informado da prisão preventiva autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A PF cumpriu também mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar na capital, na Região Serrana, no Norte Fluminense e no gabinete dele na Alerj. No carro de Bacellar, os agentes encontraram R$ 90 mil em espécie.

A defesa do deputado nega qualquer envolvimento com criminosos e afirma que não houve vazamento de informações. Já os advogados de TH alegam surpresa com a operação e dizem que a relação entre ele e Bacellar era exclusivamente profissional.

Quem é Rodrigo Bacellar

Bacellar já ocupou o cargo de secretário de Estado no governo do Rio de Janeiro e hoje exerce mandato como deputado estadual. Em 2018, disputou uma vaga na Alerj pelo partido Solidariedade e garantiu a eleição com 26.135 votos.

Em 2021, Bacellar foi nomeado, pelo governador do Rio, Cláudio Castro (PL), para assumir a Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, permanecendo no cargo até 2022, quando voltou às urnas, desta vez pelo PL, sendo novamente eleito com 97.822 votos. Atualmente, ele cumpre seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, sendo, em fevereiro deste ano, reconduzido à presidência da Casa com aprovação unânime.

Após ser reeleito, ele discursou que a Alerj "se torna exemplo para o país" com sua reeleição. "Apesar das divergências e dos embates eleitorais, existem pautas que unem todos os espectros políticos", acrescentou.

Citando prioridades para seu novo mandato, Bacellar falou sobre a questão da dívida do Rio de Janeiro junto à União e a pauta da segurança pública.