Política
Paula Calil consolida maioria e se fortalece para continuar comandando a Câmara de Cuiabá
Com apoio de 14 vereadores, presidente amplia articulação política e se aproxima de viabilizar novo mandato à frente do Legislativo Municipal
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), deu um importante passo rumo à permanência no comando do Legislativo cuiabano ao reunir o apoio de 14 vereadores durante encontro realizado na noite desta segunda-feira,22. A reunião contou ainda com a presença do prefeito Abilio Brunini (PL) e do presidente estadual do Partido Liberal, Ananias Filho.
A demonstração de apoio reforça o protagonismo político de Paula Calil, que desde o início de sua gestão tem buscado fortalecer o diálogo entre os parlamentares e ampliar a participação da Câmara nos debates sobre os principais desafios da Capital.
Nos bastidores, a consolidação da maioria é vista como resultado da capacidade de articulação da presidente, que conseguiu reunir vereadores de diferentes perfis em torno de um projeto de continuidade administrativa para a Casa de Leis.
Entre os apoios confirmados estão Dilemário Alencar, Tenente-Coronel Dias, Kassio Coelho, Adevair Cabral, Marcrean Santos, Wilson Kero Kero, Rafael Ranalli, Mário Nadaf, Marcus Brito Jr., Cesinha Nascimento, Baixinha Giraldelli, Demilson Nogueira e Samantha Íris.
A adesão de Dilemário Alencar chamou atenção nos corredores da Câmara, já que anteriormente o parlamentar havia demonstrado divergências em relação à discussão sobre a sucessão da Mesa Diretora. O apoio sinaliza uma aproximação política importante e fortalece ainda mais o grupo liderado por Paula.
Apesar do cenário favorável, a presidente ainda enfrenta desafios institucionais para viabilizar uma eventual recondução ao cargo. O principal deles é a necessidade de adequação do Regimento Interno da Câmara, tema que deverá ser debatido pelos vereadores nos próximos meses.
Aliados avaliam, entretanto, que a expressiva maioria construída por Paula demonstra estabilidade política e reconhecimento ao trabalho desenvolvido à frente do Legislativo. Nos bastidores, a leitura predominante é que a presidente chega ao segundo semestre como uma das principais lideranças políticas da Capital, reunindo condições de conduzir as discussões sobre o futuro da Mesa Diretora e os rumos da Câmara Municipal.
Enquanto o debate regimental avança, a movimentação desta semana evidencia que Paula Calil permanece no centro das articulações políticas de Cuiabá e desponta como nome forte na disputa pelo comando da Casa para os próximos anos.