Veja Vagas: Em meio à pandemia do coronavírus, Cuiabá e VG pode enfrentar “deserto” de UTIs no SUS


Além disso, a rede pública de saúde da maioria dos municípios mato-grossense não estão preparadas para atender casos graves de possíveis pacientes infectados pelo coronavírus


PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA

fotos-bancoimagens-6417.jpg

Foto: Arquivo

Uma pandemia devastadora causada pelo vírus Covid-19, o Coronavírus ainda não atingiu seu ápice em Cuiabá e Várzea Grande. Há apenas 140 vagas nos hospitais públicos das duas cidades e nos Prontos Socorros, dois quais mais da metade já estão ocupados e inclui-se aí as UTI´s neonatal e infantis.

 

Além disso, a rede pública de saúde da maioria dos municípios mato-grossense não estão preparadas para atender casos graves de possíveis pacientes infectados pelo coronavírus.

 

O principal destino desses pacientes são as UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) com equipamentos de respiração para ventilação mecânica. As piores situações estão nas regiões do Araguaia e Oeste do estado, mais pobres e dependentes exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde).

 

Dos 141 municípios mato-grossenses, menos de 10% têm leitos de UTI, públicos ou privados. Para receber atendimento, os pacientes deverão ser encaminhados a hospitais de referências regionais nas cidades Polos ou transferidos para Cuiabá e Várzea Grande. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que para cada 10 mil pessoas, tenha 2,3 leitos de UTI´s, o que não é o caso de Mato Grosso.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SIB), a estimativa é de que, a cada 100 pessoas infectadas pelo coronavírus, cerca de cinco precisem de internação em tratamento intensivo.

 

Veja as vagas disponibilizadas nos Hospitais e Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande, pelo Sistema único de Saúde(SUS).  

 

01) Hospital Municipal de Cuiabá – 20 leitos

02) Hospital do Câncer – 10 leitos

03) Hospital Santa Helena – 10 Leitos

04) Hospital Júlio Muller – 10 leitos

05) Santa Casa – 10 leitos

06) Hospital Geral Universitário(HGU) – 10 leitos

07) Hospital São Benedito – 20 leitos

08) Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – 40 leitos

08) Pronto Socorro de Várzea Grande – 10 leitos

Total: 140 vagas

 

Existe ainda

 

20 leitos de Unidade Coronariana

10 leitos UTI´s Neurológica

20 leitos Semi-UTI´s

40 leitos UTI´s Pediátrica

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Culinária

Culinária

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde

Onde ir em Mato Grosso

Onde ir em Mato Grosso

Curiosidades

Curiosidades

scroll to top