A uma máxima que na vida nada se cria, tudo se copia. Pelo menos em grande parte das invenções pelos quatro cantos do mundo.
No atual momento brasileiro, você pode encontrar pessoas que não querem conversar sobre eleição ou não gostam muito de política, mas, escapar dos jingles em tempos de campanha é quase impossível. Ainda mais em candidaturas majoritárias.
Um bom jingle tem papel essencial nas campanhas, mas fazê-lo não é tarefa fácil: primeiro é preciso ter talento para poder criá-lo; segundo é preciso entender o atual cenário político, os adversários, o próprio candidato e a população local.
Pois, segundo os principais marqueteiros do país, um bom jingle não passa pela cabeça, ele vai direto para o coração. Um jingle criado, exclusivamente, para um candidato está nas carreatas, caminhadas e nos paredões de som.
Em uma mesma cidade, pode estar tanto pelos governistas quanto pela oposição.
E não imposta se o candidato é de esquerda, direita ou de centro.
Na manhã de terça feira, 16, o marketing da campanha do governador Mauro Mendes, União, cometeu um dos principais ‘deslizes’ da campanha de 2022.
No final de um culto ecumênico, na sede do partido em Cuiabá, foi lançado oficialmente o jingle de Mendes na eleição deste ano.
O jingle tem o mesmo ‘refrão’ da campanha do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, do PT, de 2006 e da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, também do PT de 2008.
O jingle ‘deixa o Mauro trabalhar’ foi lançado oficialmente e colocou a coordenação de Mendes em uma ‘saia justa’, pois o refrão ‘deixa o homem trabalhar’ usada por Lula, adversário do presidente Bolsonaro e apoiado por Mendes e de Marta Suplicy em 2008.
Veja os Jingles e os refrões identicos
https://youtu.be/3Aehavfpeos
https://youtu.be/KaOSYhZ_uhk
https://youtu.be/mvUinHUZNCY