Cotidiano

Mato Grosso fica de fora da vacinação contra a dengue via SUS

Segundo o Ministério, os critérios foram definidos em várias reuniões com técnicos da pasta e definições da Organização Mundial da Saúde (OMS)

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 28/01/2024
Mato Grosso fica de fora da vacinação contra a dengue via SUS
Os 141 municípios mato-grossenses, incluindo Cuiabá, ficaram de fora da vacinação contra a dengue | Nossa Voz

Os 141 municípios mato-grossenses, incluindo Cuiabá, ficaram de fora por parte do Ministério da Saúde da vacinação contra a dengue via SUS a partir de fevereiro deste ano.

Foram selecionados 521 municípios brasileiros.

De acordo com o Ministério, são cidades que compõem um total de 37 regiões de saúde e que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença e que não é o caso de Mato Grosso.

Segundo o Ministério, os critérios foram definidos em várias reuniões com técnicos da pasta e definições da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a restrição na cobertura vacinal se deve à baixa capacidade na produção do imunizante, a vacina Qdenga, do laboratório Takeda Pharma.

Ao todo, vão ser entregues 6,5 milhões de doses -- 5,2 milhões foram compradas e o restante foi doado pela fabricante.

O volume, segundo a produtora, é o limite da sua capacidade de produção.

A campanha de vacinação vai envolver, além do Ministério da Saúde, o Ministério da Defesa que já colocou militares do Exército à disposição nas ações de combate à dengue.

A imunização terá como público-alvo as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos. Em 2023, o Brasil bateu o recorde de mortes com 1.096 óbitos.