Mundo
Eleições presidenciais no Uruguai: Projeções apontam para vitória do esquerdista Yamandú Orsi
Candidato representa a oposição Frente Ampla e é pupilo do ex-presidente José “Pepe” Mujica
O esquerdista Yamandú Orsi, da oposição Frente Ampla e pupilo do ex-presidente José “Pepe” Mujica, venceu neste domingo (24) o segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai, segundo projeções de pesquisas divulgadas por emissoras de televisão.
Orsi obtém 49,0% dos votos e o advogado Álvaro Delgado, 46,6%, segundo o Canal 10, com base em dados da Equipos Consultores. Para o Canal 12, que citou a pesquisa Cifra, Orsi obtém 49,5% dos votos, contra 45,9% de Delgado. Apesar das projeções, o resultado oficial deve sair apenas após às 22h.
Orsi tem 57 anos e é ex-professor de história. O esquerdista enfrentou nas urnas o advogado Álvaro Delgado, de 55 anos, que representa uma continuidade do atual governo de centro-direita.
Caso as projeções se concretizem, Orsi irá assumir a presidência no dia 1 de março de 2025, sucedendo o atual presidente Luis Lacalle Pou, impedido constitucionalmente de disputar a reeleição.
Ao votar, Yamandú Orsi disse que “a democracia tem de ser uma festa” e pediu tranquilidade na votação. Questionado por um repórter sobre os planos para o futuro, caso perca a eleição, ele disse que poderá voltar a lecionar história, sua profissão original. Mas disse que “ainda há muita água para rolar.”