Cotidiano

Sem conseguir andar, lobo-guará ferido é resgatado e levado ao veterinário pelo Corpo de Bombeiros Militar

Animal silvestre adulto estava em um barracão com uma das patas traseiras ferida

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CORPO DE BOMBEIROS-MT 03/02/2024
Sem conseguir andar, lobo-guará ferido é resgatado e levado ao veterinário pelo Corpo de Bombeiros Militar
O resgate foi feito pela equipe da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), após contato dos moradores | Corpo de Bombeiros/MT

Um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, nessa sexta-feira,M02, na Comunidade Tropical, em Sorriso (397 km de Cuiabá), com ferimentos. 

O resgate foi feito pela equipe da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), após contato dos moradores.

O lobo-guará adulto foi encontrado deitado em um barracão, com uma das patas traseiras ferida, o que o impossibilitava de andar.

Os bombeiros uutilizaram um cambão para o resgate, garantindo a segurança de todos os envolvidos. Em seguida, o animal foi cuidadosamente colocado em uma caixa apropriada para o transporte de animais silvestres.

Após a captura, o lobo-guará foi encaminhado para atendimento veterinário especializado no município, onde irá receber os cuidados necessários, até estar em condições físicas de retornar à natureza.

Espécie ameaçada de extinção

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Um animal adulto chega a medir 1,30 metro de corpo, além de 40 centímetros de cauda, podendo atingir um metro de altura e mais de 20 quilos. É da família dos canídeos e pertence a um gênero composto por uma única espécie.

É uma espécie emblemática da fauna brasileira e está ameaçado de extinção devido à perda de habitat, caça ilegal e atropelamentos.