Mundo
Astronautas ficam 'presos' no espaço após problema com nave da Boeing adiar retorno à Terra
Nave decolou dos Estados Unidos em 5 de junho e deveria retornar no dia 12, mas missão tripulada com dois astronautas ainda não tem data de volta. Nasa citou vazamento de hélio e falha em propulsores
Após anos de atraso, a Nasa, agência espacial norte-americana, lançou o primeiro voo tripulado na espaçonave Starliner, da Boeing. Dois pilotos de teste decolaram a bordo da cápsula com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho. A missão deveria durar oito dias, mas já teve a sua volta adiada três vezes.
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams retornariam à Terra no dia 12 de junho. Na sexta-feira (21), a Nasa, através de um comunicado, informou que o pouso era esperado para esta quarta (26). Esse cronograma foi reajustado, mas nenhuma data exata para o retorno foi divulgada.
Leia também
Nasa faz imagem do sol 'sorrindo'; veja a foto Missão Artemis: Nasa prevê humanos vivendo na Lua ainda nesta década Nasa anuncia astronautas da missão Artemis II; veja a lista SATÉLITES Nasa quer ampliar parceria com Brasil no monitoramento da Amazônia VIDA EXTRATERRESTRE Diretor da Nasa promete relatório com informações de possível “vida extraterrestre” em agosto TEMPESTADES GEOMAGNÉTICAS Nasa registra tempestades solares intensas, que continuarão nos próximos diasSegundo a Nasa, o adiamento permitirá mais tempo para examinar os problemas dos propulsores e os vazamentos de hélio que causaram o primeiro atraso.
“Estamos deixando os dados orientarem nossa tomada de decisão em relação ao gerenciamento dos pequenos vazamentos no sistema de hélio e ao desempenho dos propulsores que observamos durante o encontro e a atracação", disse Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA.
A nave Starliner pode ficar ancorada na ISS por no máximo 45 dias, segundo autoridades da Nasa.
No comunicado, a Nasa reforçou que a Starliner "permanece autorizada para retorno em caso de emergência na estação espacial que exigisse que a tripulação deixasse a órbita e voltasse à Terra".
Astronautas chegam à Estação Espacial Internacional em voo teste da Boeing
Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da Nasa que estão à bordo da espaçonave Starliner. — Foto: AP Photo/Chris O'Meara
Cápsula espacial Starliner — Foto: Boeing