Mundo
Elon Musk ameaça tirar X e SpaceX da Califórnia em resposta a lei que protege pessoas trans
Bilionário afirmou que suas empresas serão transferidas para o Texas depois que governador sancionou lei que impede escolas de notificarem pais caso seus filhos se identifiquem como transgêneros
O bilionário Elon Musk afirmou nesta terça-feira (16) que vai tirar o X e a SpaceX da Califórnia, nos Estados Unidos, por conta de uma lei estadual que impede escolas de notificarem pais caso seus filhos se identifiquem como transgêneros.
"Esta é a gota d'água", disse Musk sobre a lei sancionada na segunda-feira (15) pelo governador Gavin Newsom, do partido Democrata. "Deixei claro ao governador Newsom há cerca de um ano que leis desta natureza forçariam famílias e empresas a deixar a Califórnia para proteger seus filhos".
Segundo Musk, a sede do X será transferida para Austin, no Texas. Já a sede da SpaceX será levada para a Starbase, complexo da empresa em Boca Chica, também no Texas, onde são realizados os lançamentos de seus foguetes.
A montadora Tesla, outra empresa de Musk, está sediada em Austin desde 2021. Por lá, a companhia tem a chamada Gigafactory, criada para aumentar o ritmo de produção de seus carros elétricos.
Leia também
BILIONÁRIOS Elon Musk e Mark Zuckerberg aceitam se enfrentar em luta livre TWITTER A justificativa de Elon Musk para limitar leitura de tuítes por usuários FAKE NEWS Governo monitora se Musk vai descumprir decisões judiciais ou se é bravata FAKE NEWS Musk pede renúncia ou impeachment de Moraes e diz que ministro traiu a Constituição FAKE NEWS Alexandre de Moraes pode tirar rede social X do ar, após declarações de Elon Musk? FAKE NEWS Em novo post, Musk agora ataca Lula e diz que Moraes tem presidente numa “coleira” FAKE NEWS “Considero assunto encerrado”, diz Barroso sobre ataques de Elon Musk LÍTIO Com Musk excluído, lítio coloca Bolívia no centro de disputa entre China, Rússia e EUAO empresário morava na Califórnia, mas, em 2021, se mudou para o Texas, onde não há imposto de renda para pessoas físicas, segundo a Reuters.
Musk teve 12 filhos, incluindo Vivian, uma mulher trans que pediu a mudança de seu nome e a retirada do sobrenome, em 2022. Ela alegou que a alteração tinha dois motivos: "identidade de gênero e o fato de eu não viver ou desejar estar relacionada com meu pai biológico de qualquer forma".
Também nesta terça, o bilionário prometeu doar US$ 45 milhões (cerca de R$ 245 milhões) por mês para ajudar a campanha do republicano Donald Trump à presidência dos EUA, segundo o jornal americano "The Wall Street Journal".
Veja quem são os 12 filhos de Elon Musk — Foto: Arte/g1