Mundo
Egito e Jordânia dizem que há plano para Gaza sem deslocar palestinos
Declarações ocorrem após encontro de Donald Trump com o rei jordaniano Abdullah II
![Egito e Jordânia dizem que há plano para Gaza sem deslocar palestinos](https://img.pagina12.com.br/r41eFY3VezmCeCNEqmyNoFdvkeY=/825x545/smart/https://pagina12.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/image-processing20250126-804602-hz9qnm.webp)
O Ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, disse nesta terça-feira (11) que há um plano árabe egípcio para reconstruir Gaza sem deslocar o povo palestino.
Safadi falou com a TV estatal al-Mamlaka logo após o rei jordaniano Abdullah II se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington.
O Egito também afirmou nesta terça-feira que planeja oferecer uma “proposta abrangente” para reconstruir Gaza, garantindo que os palestinos permaneçam em suas terras, de acordo com uma declaração do Ministério das Relações Exteriores.
O comunicado disse que o Egito está ansioso para cooperar com o presidente dos EUA, Donald Trump, para alcançar uma paz abrangente e justa na região.
As declarações ocorrem enquanto Trump continua a pressionar por um plano de assumir a Faixa de Gaza e reassentar sua população nos vizinhos Egito e Jordânia, apesar da rejeição das nações árabes.
O presidente americano reafirmou nesta terça o plano dos EUA. A fala foi feita durante coletiva de imprensa com o rei Abdullah II.
O líder da Jordânia não rejeitou totalmente a ideia do presidente durante a coletiva, embora tenha aconselhado que eles “não deveriam se precipitar” e indicado que propostas alternativas seriam apresentadas.
Mais cedo, ele afirmou que receberia 2 mil crianças doentes de Gaza, incluindo pacientes com câncer
Em uma publicação no X mais tarde nesta terça, Abdullah II afirmou que há uma “posição árabe unificada” contra o deslocamento de palestinos.
“Reconstruir Gaza sem deslocar os palestinos e abordar a terrível situação humanitária deve ser a prioridade de todos”, destacou.
O rei classificou as conversas com Trump como “construtivas”.
O plano de Trump envolveria a Jordânia e o Egito aceitarem milhões de refugiados palestinos, uma ideia à qual ambos os países resistiram.
Leia também
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Como 15 meses de guerra devastaram Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Palestinos começam a retornar para uma Gaza devastada GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Imagens mostram milhares de palestinos retornando ao norte de Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Israel diz que 8 reféns serão libertados de Gaza nesta quinta (30); entenda GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Hamas liberta terceiro refém em meio a cessar-fogo na Faixa de Gaza GAZA A fúria no Oriente Médio com proposta de Trump sobre Gaza: 'Viveremos e morreremos em nossa terra' GAZA Por que Trump quer assumir controle de Gaza — e ele conseguiria fazer isso? FAIXA DE GAZA Israel vai preparar plano para “saída voluntária” de moradores de Gaza FAIXA DE GAZA Faixa de Gaza seria “entregue aos EUA por Israel” após a guerra, diz Trump FAIXA DE GAZA Alvo de Trump, Faixa de Gaza pode ter reservas de gás e petróleo não exploradas, diz estudo