Mundo
Israel diz que 8 reféns serão libertados de Gaza nesta quinta (30); entenda
Três dessas pessoas serão soltas como parte do cessar-fogo com Hamas; libertação de cinco cidadãos da Tailândia não faz parte da fase do acordo

Israel divulgou as identidades de três reféns do Hamas que devem ser soltos nesta quinta-feira (30) como parte do acordo de cessar-fogo. Além disso, o gabinete do primeiro-ministro israelense afirmou que cinco cidadãos tailandeses também serão libertados.
A libertação dos três reféns israelenses faz parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo negociado em Doha, no Catar. Entretanto, os cidadãos tailandeses serão soltos “fora da estrutura” que prevê a soltura de 33 pessoas ao todo.
A lista de nomes entregue pelo Hamas e recebida nesta quarta-feira (29) pelos mediadores de Catar e Egito inclui: Arbel Yehud, de 29 anos, Agam Berger, de 19 anos, e Gadi Moses, de 80 anos, ainda segundo o gabinete.
Os nomes dos cinco cidadãos tailandeses não foram divulgados.
Leia também
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Hamas celebra cessar-fogo no Líbano e defende acordo para Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Israel efetuou vários ataques a hospital de Gaza nas últimas horas, dizem autoridades palestinas GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Por que um cessar-fogo ainda não aconteceu em Gaza? GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Exército de Israel aprova plano para retirada da Faixa de Gaza, diz jornal GUERRA NO ORIENTE MÉDIO A reação de palestinos ao acordo de cessar-fogo em Gaza: 'Nunca me senti tão feliz' GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Israel aprova acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Cessar-fogo começa em Gaza com expectativa de troca de reféns neste domingo; o que se sabe GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Como 15 meses de guerra devastaram Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Palestinos começam a retornar para uma Gaza devastada GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Imagens mostram milhares de palestinos retornando ao norte de GazaPrimeira-fase do cessar-fogo em Gaza
Um total de 33 reféns israelenses capturados pelo Hamas e outros grupos armados nos ataques de 7 de outubro de 2023 devem ser libertados na primeira fase do acordo de cessar-fogo.
Dessas pessoas, oito estão mortas, disse o porta-voz do governo israelense David Mencer na segunda-feira (27).
Israel também libertará quase 2 mil prisioneiros palestinos na primeira parte do acordo.