Política
Em reunião com governador, ministro da CGU destaca trabalho realizado pela CGE
Na reunião, governador destacou a importância do controle interno para melhorar a eficiência na aplicação dos recursos públicos em prol do cidadão
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, em reunião com o governador Mauro Mendes, destacou que as ações realizadas pela Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso se destacam frente aos outros estados.
A reunião com o governador aconteceu na manhã desta quinta-feira (04), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
“O trabalho que a Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso tem feito aqui é muito importante, profissional e técnico, e se destaca frente aos outros estados. É um órgão muito bem equipado e organizado para lidar com todos esses desafios, e que tem conseguido obter muitos resultados positivos”, destacou o ministro.
Ainda seguindo o ministro, “é perceptível um compromisso do governador em estimular a cooperação entre órgãos e desenvolver cada vez mais parcerias dentro desse trabalho que nós realizamos para construir um estado mais eficiente para a população”.
Leia também
TRIBUTOS Governo de MT decide não aumentar ICMS: "Estado não vai entrar em guerra fiscal", afirma Mauro Mendes AUMENTO DAS FACÇÕES Organizações criminosas estão se proliferando como câncer, diz Mauro Mendes EMPREENDEDORISMO Mauro Mendes propõe criação de agência para promover investimentos em Mato Grosso
Ao ministro, Mauro Mendes ressaltou que investir na Controladoria é prevenir e oportunizar mais eficiência à máquina pública.
“Um governo com uma gestão fiscal eficiente, realizando investimentos, entrega mais resultados para a população. Desde o início da nossa gestão, em 2019, já nos preocupávamos com isso. Naquele ano, Mato Grosso ocupava a 24° entre todos os estados no ranking de gestão fiscal. Era nítido que tinha algo desregulado, e foi quando começamos a atuar, por meio de medidas necessárias, para mudar esse cenário, e hoje, pelo terceiro ano consecutivo, somos primeiro colocado no mesmo ranking em gestão fiscal”, explicou.
Mauro também destacou que a aplicação dos recursos de forma responsável proporcionou robustos investimentos na ordem de 19% da receita corrente líquida do Estado.
O governador ainda ponderou sobre a necessidade da continuidade e aumento nas parcerias entre os órgãos estadual e federal na execução de rotinas de intercâmbio de informações técnicas, concessão de acesso a sistemas informatizados, nas bases de dados e no desenvolvimento de projetos e ações conjuntas nas áreas de controle interno.
Ainda em Cuiabá, o ministro deverá assinar, junto ao Controlador Geral do Estado, Paulo Farias Nazareth Netto, a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre a CGU e a CGE, formalizado inicialmente em 2019 para compartilhamento de dados e informações, e que vai se estender até o fim da gestão atual.
Participaram do encontro, o diretor de Operações Especiais da CGU, Olavo Caldas; o chefe de gabinete da CGU, Fábio Félix; o controlador geral do Estado, Paulo Farias Nazareth Netto e a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza.