Faleceu na manhã deste sábado, 21, o Desembargador Donato Fortunato Ojeda, aos 79, de falência Múltipla dos órgãos. Natural do município de Rosário Oeste(104,5 de Cuiabá), Ojeda como era mais conhecido, ingressou na magistratura mato-grossense em 1979, através de concurso público.
Trabalhou como juiz em diversas cidades do interior do estado e comandou ainda o Juizado da criança e Adolescente em Cuiabá onde recebeu elogios pelo seu trabalho imparcial e ético, marcando época como um dos juízes mais atuantes em Cuiabá.
Em 18/05/2010 após a deflagração da Operação Asafe pela Policia Federal, por venda de sentença judicial no Tribunal Regional Eleitoral(TRE), Donato foi um dos alvos da investigação. Sua residência foi alvo de buscas e apreensão pela PF.
No mês passado, a juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, reabriu o processo da Asafe que havia sido trancado pelo Superior Tribunal de Justiça(STJ). Além de Ojeda também são investigados outros Desembargadores como José Tadeu Cury(já falecido), Evandro Stábile e José Luiz de Carvalho. Juízes como Ciro Miotto, ex-políticos e advogados, como André Castrillo. Após a operação o Desembargador ficou recluso. Ele deixa viúva e dois filhos.
Atualização
O Desembargador Donato Fortunato deixou cinco filhos e não dois.
O seu corpo está endo velado na capela Jardins e o sepultamento será às 10:00 hs manhã de domingo, 22, no cemitério da Piedade.