As 200 camas hospitalares e cinco mil óculos de proteção comprados pelo Governo do Estado na China desembarcaram nesta terça-feira (28) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Os equipamentos foram adquiridos para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Um avião comercial de carga pousou em solo mato-grossense por volta das 11h40 com os equipamentos. O descarregamento segue os trâmites burocráticos alfandegários antes de seguir para o destino final: as camas para o Hospital Metropolitano de Várzea Grande e os óculos, distribuídos aos profissionais da saúde.
“Estes equipamentos são de suma importância para estruturar toda a rede de leitos que o Estado está montando para atender aos pacientes com Covid-19, além de garantir a segurança necessária para os nossos profissionais da Saúde poderem atuar”, afirmou o governador Mauro Mendes.
As 200 camas hospitalares vão incrementar a ampliação do Hospital Metropolitano, cuja entrega deve ocorrer no início de maio. A unidade passará a contar com 210 leitos hospitalares a mais para o tratamento exclusivo dos pacientes da Covid-19.
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou a necessidade da aquisição dos equipamentos para melhor estruturar a rede estadual de saúde e garantir o atendimento à população. Ele ainda lembrou que as ampliações no número de leitos em hospitais estaduais serão permanentes.
“Essa operação de aquisição é fruto de uma força-tarefa de toda equipe do Governo de Mato Grosso, que garantiu esse recebimento. Os materiais são fundamentais neste momento para garantir o tratamento dos pacientes do coronavírus e ficarão depois para um atendimento em saúde muito melhor para toda a população mato-grossense”, disse o secretário.
Os equipamentos foram embarcados em Shangai, na China, no início de abril. Parte do trajeto foi feito pelo mar, da China até os Estados Unidos, e o restante de avião, até Mato Grosso.
Também estão a caminho do Estado as aquisições de camas hospitalares elétricas (255), macacões de proteção (40 mil), protetores faciais (5 mil), máscaras cirúrgicas (500 mil) e do tipo KN95 (50 mil).
O Estado ainda adquiriu 20 mil testes Covid-19, 215 monitores e 120 respiradores.