Cotidiano

Capacitação do TCE-MT sobre técnicas de entrevista promove integração entre agências de inteligência do estado

Instrutor da capacitação, o mestre Felipe Melo pontuou que na primeira etapa foram abordados aspectos preliminares como conceitos, historicidade e psicologia cognitiva, bem como apresentados métodos de entrevistas investigativas e específicas

PEDRO RIBEIRO/COM TCE-MT 28/07/2023
Capacitação do TCE-MT sobre técnicas de entrevista promove integração entre agências de inteligência do estado
roposto pelo Gabinete Militar do órgão de controle externo, o curso foi realizado na Escola Superior de Contas | Thiago Bergamasco/TCE-MT

Para além do aprimoramento dos trabalhos voltados à segurança institucional, a capacitação sobre técnicas de entrevista promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nesta quinta (27) e sexta-feira (28), assegurou a integração entre agências de inteligência do estado. Proposto pelo Gabinete Militar do órgão de controle externo, o curso foi realizado na Escola Superior de Contas. 

Nesta segunda edição da capacitação, o coordenador militar do TCE-MT, coronel Victor Paulo Fortes, salientou que participaram integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Agências de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Militar (PMMT) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), representantes da Assembleia Legislativa (ALMT), Tribunal de Justiça (TJMT) e Ministério Público do Estado (MPEMT).

“O mais importante é a integração de todas as agências de inteligência das coordenadorias militares do entorno do Centro Político Administrativo, o que é de fundamental importância. O conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, faz questão dessa interação”, ressaltou.

Instrutor da capacitação, o mestre Felipe Melo pontuou que na primeira etapa foram abordados aspectos preliminares como conceitos, historicidade e psicologia cognitiva, bem como apresentados métodos de entrevistas investigativas e específicas. “Agora foi realizado o treinamento para atuação nas entrevistas tanto no âmbito interno das instituições, no que diz respeito às investigações internas, análises dos processos, quanto nas entrevistas das atividades operacionais de inteligência”, declarou. 

Conforme o coordenador-geral da Escola Superior de Contas, Marcos José da Silva, a capacitação faz parte da proposta de gestão do presidente José Carlos Novelli, que prioriza a eficiência na gestão pública e a prevenção de erros por meio da qualificação. “Para tanto, uma extensa programação vem sendo desenvolvida pela Escola Superior de Contas, sob supervisão do conselheiro Waldir Teis”.