Cotidiano

Politec suspende emissão de carteiras de identidade para ajustes ao sistema da Receita Federa

Entre os dias 25 de setembro e 06 de outubro, também haverá redução na capacidade de atendimento nos postos de identificação, que será das 8h às 12h

PEDRO RIBEIRO/COM SECOM-MT 19/09/2023
Politec suspende emissão de carteiras de identidade para ajustes ao sistema da Receita Federa
As atualizações sistêmicas visam trazer maior eficácia e segurança ao processo de emissão das Carteiras de Identidade Nacionais | Politec-MT

Devido ao processo de integração do sistema de identificação civil à nova plataforma da Receita Federal, a Perícia Oficial e Identificação técnica (Politec) necessitará reduzir os atendimentos e suspender temporariamente a emissão das carteiras de identidade nacionais. A medida atende a determinação do Governo Federal, na qual todos os estados deverão se adequar ao novo sistema de emissão de carteira de identidade nacional.

Entre os dias 25 de setembro e 06 de outubro haverá redução na capacidade de atendimento em 50% em todos os postos de identificação, que passarão a funcionar no horário das 8h às 12h. De 9 a 11 de outubro os atendimentos nos postos de identificação e a emissão das carteiras de identidade serão suspensos temporariamente.

As atualizações sistêmicas visam trazer maior eficácia e segurança ao processo de emissão das Carteiras de Identidade Nacionais e são necessárias para ajustes ao novo sistema de integração de dados com a Receita Federal, visto que a CIN adota o número do CPF como um número único do documento.

Conforme a Diretora Metropolitana de Identificação Técnica, Angela Quatti Nogarol, durante o período de redução e suspensão dos atendimentos, os papiloscopistas da capital realizarão uma força-tarefa para a conclusão dos processos de carteiras de identidade já iniciados. “As medidas de redução nos atendimentos por duas semanas e suspensão por três dias visa possibilitar que todos os processos já iniciados no atual sistema sejam finalizados até o dia 14 de outubro de 2023, a fim de evitar que os processos sejam refeitos. Além da necessidade de realização de testes bem como capacitações dos servidores’’, ressaltou a Diretora.

No mês de março, o Estado de Mato Grosso lançou o sistema de emissão da Carteira de Identidade Nacional sendo o quarto estado a emitir o novo modelo em todos os postos de identificação do estado simultaneamente. A busca pela nova Carteira de Identidade aumentou consideravelmente a demanda da Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, ao mesmo tempo em que as adequações sistêmicas ainda se tornam necessárias.

De março a 11 de setembro de 2023, a Politec já emitiu 166.644 carteiras de identidade nacionais em Mato Grosso.