Cotidiano

Seduc inicia entrega do kit de uniformes para escolas da rede estadual de ensino

A previsão é de que até meados de março todas as unidades tenham recebido os itens

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM SEDUC-MT 09/01/2026
Seduc inicia entrega do kit de uniformes para escolas da rede estadual de ensino
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) investiu R$ 108 milhões na aquisição de mais de 300 mil kits de uniformes escolares para o ano letivo de 2026 | Rodrigo Fonseca|Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) investiu R$ 108 milhões na aquisição de mais de 300 mil kits de uniformes escolares para o ano letivo de 2026, destinados a todos os estudantes regulares da Rede Estadual de Ensino.

A iniciativa contempla alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projeto Muxirum, educação especial e também egressos do Sistema Prisional.

A entrega dos kits,  compostos por camisetas, bermuda, calça, jaqueta, dois pares de meias e um par de tênis, teve início em dezembro de 2025 e segue até meados de março deste ano. Cada unidade escolar é responsável pelo controle da distribuição, que deve ser registrada com assinatura dos pais ou responsáveis e dos próprios alunos.

Após a entrega, a conservação e o uso adequado dos uniformes passam a ser responsabilidade das famílias, que devem zelar pela higiene, manutenção e realização de pequenos reparos, quando necessário.

Estudantes que, por motivos religiosos, necessitarem de adaptações nas peças poderão solicitar autorização à escola. A medida reforça o compromisso da Seduc com o respeito à diversidade cultural e religiosa, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

Assim como em 2025, o uso do tênis do kit não será obrigatório. Os estudantes poderão utilizar outro tipo de calçado fechado durante as atividades escolares.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o investimento tem como objetivo assegurar a continuidade do acesso à educação de qualidade, oferecendo melhores condições aos alunos e otimizando os recursos públicos.

“A iniciativa garante igualdade de acesso e contribui para a construção de um ambiente escolar mais organizado, inclusivo e seguro”, destacou.