Turismo

Destinos de Mato Grosso ganham destaque entre os principais polos de ecoturismo do Brasil

Ranking nacional destaca três destinos de Mato Grosso pela diversidade de biomas e pelo potencial do ecoturismo sustentável

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM SEDEC-MT 08/01/2026
Destinos de Mato Grosso ganham destaque entre os principais polos de ecoturismo do Brasil
Barra do Garças figura entre os primeiros colocados do ranking, ocupando a 3ª posição nacional | Mayke Toscano

Barra do Garças, Nobres e o Pantanal estão entre os 15 principais destinos naturais para conhecer em 2026 no Brasil. A lista, elaborada pela plataforma PlanetaExo, reúne locais reconhecidos pela riqueza natural, diversidade de biomas e pela oferta de experiências voltadas ao turismo sustentável. 

Barra do Garças figura entre os primeiros colocados do ranking, ocupando a 3ª posição nacional. O destino se destaca pelas cachoeiras, trilhas, rios e formações rochosas, que atraem visitantes em busca de turismo de aventura e contato direto com a natureza, além disso, outro grande potencial de barra está ligado ao misticismo e ao turismo ufológico, com ênfase no aeroporto para discos voadores localizado na Serra do Roncador.  

O Pantanal, um dos biomas mais biodiversos do planeta, é reconhecido pelas experiências de observação da vida silvestre, pelos safáris fotográficos e por iniciativas voltadas à preservação ambiental. Já Nobres integra a lista com destaque para as águas cristalinas e atividades como flutuação e mergulho, que atraem turistas de diferentes regiões do país. 

A lista inclui importantes destinos naturais do país, como os Lençóis Maranhenses, no Maranhão; a Amazônia, nos estados do Amazonas e Pará; a Chapada Diamantina, na Bahia; Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul; o Jalapão e as Serras Gerais, no Tocantins; a Chapada dos Veadeiros, em Goiás; o Vale do Catimbau, em Pernambuco; a Serra da Capivara, no Piauí; o Cerrado da região da Trijunção, que abrange Goiás, Minas Gerais e Bahia; Ibitipoca, em Minas Gerais; Abrolhos, na Bahia; e Fernando de Noronha, em Pernambuco. 

Para a secretária adjunta de Turismo da Sedec-MT, Maria Letícia Arruda, a visibilidade cada vez maior conquistada pelo turismo mato-grossense evidencia um esforço contínuo para a valorização do setor no Estado. 

“O destaque de Mato Grosso é resultado direto de um trabalho planejado e contínuo do Governo do Estado, por meio da Sedec, para fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento. Temos investido na melhoria da infraestrutura turística, na qualificação dos destinos, no apoio técnico aos municípios e na promoção dos nossos atrativos no cenário nacional e internacional, sempre com foco na sustentabilidade e na valorização dos nossos biomas.”