Destaque

Covid 19 tem aumento de 70% em MT; 12 cidades estão em alerta máxima

A possibilidade de um surto na Bolívia, na região de fronteira com Mato Grosso, é considerada como potencial causa desse aumento vertiginoso

ALISSON OLIVEIRA/DA REDAÇÃO 23/01/2024
Covid 19  tem aumento de 70% em MT; 12 cidades estão em alerta máxima
Reprodução | UOL

Os casos de Covid-19 em Mato Grosso tiveram um alarmante aumento de 70,72% de dezembro para janeiro, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), evidenciando uma aceleração preocupante da pandemia. O mês de janeiro, que ainda não chegou ao fim, já registra 1.977 casos, em comparação com os 1.158 casos de dezembro de 2023.

A possibilidade de um surto na Bolívia, na região de fronteira com Mato Grosso, é considerada como potencial causa desse aumento vertiginoso.

Além disso, três cidades do estado - União do Sul, Porto dos Gaúchos e Paranaíta - estão classificadas com risco muito alto de contaminação, enquanto outras nove enfrentam risco alto.

Na última semana, a SES-MT anunciou a identificação da nova subvariante JN 2.5 da Ômicron em Mato Grosso, sendo o primeiro registro dessa cepa no Brasil.

A pesquisa realizada entre 16 e 18 de janeiro revelou quatro casos hospitalizados de pacientes do sexo feminino que testaram positivo para a nova subvariante, sendo uma delas fatal.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, reforçou a importância de manter a vigilância constante aos sintomas gripais, o uso de máscaras em casos de gripe ou resfriado, higienização frequente das mãos e a busca imediata por cuidados médicos.

A vacinação, ressaltou Moraes, continua sendo a medida mais eficaz na prevenção contra a Covid-19.