Destaque

MT registra aumento de 163% em casos de contaminação pela Covid-19

Segundo o Painel Covid, atualizado diariamente pelas autoridades de saúde estaduais, foram registrados 1.182 casos da doença em dezembro do ano passado. Já em janeiro, até esta segunda-feira ,29, foram contabilizados 3.111 casos

ALISSON OLIVEIRA/DA REDAÇÃO 29/01/2024
MT registra aumento de 163% em casos de contaminação pela Covid-19
Reprodução | UOL

O estado de Mato Grosso registrou um aumento significativo de mais de 163% nos casos de Covid-19 de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Esse aumento é bastante expressivo, especialmente considerando que o mês ainda não chegou ao fim.

Segundo o Painel Covid, atualizado diariamente pelas autoridades de saúde estaduais, foram registrados 1.182 casos da doença em dezembro do ano passado. Já em janeiro, até esta segunda-feira ,29, foram contabilizados 3.111 casos.

Além disso, 17 cidades do estado estão classificadas com alto risco de contaminação, incluindo União do Sul, Porto dos Gaúchos, Luciara, Serra Nova Dourada, Paranaíta, entre outras.

No dia 22 de janeiro, a SES-MT anunciou a identificação de uma nova subvariante da Covid-19 em Mato Grosso, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. Este foi o primeiro registro da subvariante no Brasil, e uma das pacientes que testou positivo para essa nova cepa acabou falecendo.

Diante do aumento dos casos, o Governo do Estado recomendou o retorno ao uso de máscaras de proteção facial em todas as unidades de saúde da rede estadual, tanto para profissionais quanto para pacientes e visitantes.

Prefeituras também estão adotando medidas para conter a propagação do vírus. Em municípios como Cáceres, Nova Xavantina e Cuiabá, foram emitidas recomendações semelhantes, e ações como testagem em massa estão sendo realizadas para identificar pacientes com suspeita da doença.