Esportes

Liverpool põe Manchester United no bolso e abre abismo de 16 pontos para o Manchester City

19/01/2020
Liverpool está cada vez mais perto do título na Premier League!   O time comandado por Jurgen Klopp venceu o arquirrival Manchester United por 2 a 0 em Anfield e somou 39 jogos de invencibilidade na competição (22 na temporada atual e 17 na passada). Os gols do duelo foram marcados por Virgil van Dijk e Salah.   Com o resultado, os Reds seguem a passos largos rumo ao título - a última conquista foi em 1990, antes da "era moderna" do Inglês. A equipe chegou a 64 pontos e abriu 16 de vantagem para o vice-líder Manchester City. O United, com 34 pontos, é o quinto.   A vitória ampliou o recorde de pontuação após 22 rodadas nas cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).   O Manchester United foi a única equipe a conseguir tirar pontos dos Reds nesta competição (eles empataram no primeiro turno).  

Ficha técnica

Liverpool 2 x 0 Manchester United

  Gols: Virgil van Dijk e Mohamed Salah (LIV) LIVERPOOL:  Alisson; Trent Alexander-Arnold, Joe Gomez, Virgil van Dijk e Andy Robertson; Alex Oxlade-Chamberlain (Lallana), Georginio Wijnaldum e Jordan Henderson; Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino. Técnico: Jurgen Klopp. MANCHESTER UNITED: De Gea, Wan-Bissaka, Lindelöf, Maguire, Williams, Greenwood, Fred, Matic, James, Andreas Pereira, Mata, Shaw e Martial. Técnico: Ole Solskjaer.  

Estatísticas

Liverpool tem 51 jogos de invencibilidade jogando em casa pela Premier League. No Inglês, os Reds têm 22 jogos, 21 vitórias e 1 empate. 1º gol de Mohamed Salah contra o Manchester United. Como jogador do Liverpool, ele já marcou contra 23 dos 24 times da Premier League que enfrentou mais de uma vez na competição. O atacante só não conseguiu o feito contra o Swansea City.  

Liverpool abre o placar

Aos 14 minutos do primeiro tempo, Alexander-Arnold cobro escanteio da direita, e o zagueiro holandês Van Dijk subiu mais alto do que a zaga dos Red Devils para completar de cabeça para o fundo das redes.   Foi a quinta assistência de Trent Alexander-Arnold na Premier League em situações de bola parada nesta temporada, o maior número entre as cinco principais ligas da Europa.   Foi o oitavo gol de Virgil van Dijk na Premier League pelo Liverpool desde que foi contratado, em janeiro de 2018.  

Firmino e Wijnaldum têm gols anulados

  O Liverpool teve dois gols anulados na primeira etapa. Aos 24, Van Dijk disputou a bola com De Gea no alto, e Firmino aproveitou a sobra para chutar com categoria pelo lado esquerdo no canto do goleiro. Após análise do VAR, porém, o lance foi anulado por uma falta do zagueiro holandês em cima do espanhol.   Wijnaldum também teve um gol anulado pela arbitragem. Após triangulação pela esquerda, Firmino recebeu na intermediária e deu passe em profundidade de primeira com o pé esquerdo. A bola, que passou entre os zagueiros do United, sobrou para o holandês chutar cruzado. O bandeirinha marcou o impedimento, que depois foi comprovado pelo árbitro de vídeo.  

Salah marca pela 1ª vez

  Os Reds começaram o segundo tempo de forma avassaladora. Eles criaram quatro chances claríssimas de marcarem em Anfield.   No final do segundo tempo, Alisson pegou a bola dentro da área e mandou um belo lançamento para o contra-ataque de Salah. O atacante ligou o modo turbo, passou pela zaga do United e finalizou sem chances para De Gea. Foi primeiro gol de Salah contra o United na carreira.   Alisson é o primeiro goleiro do Liverpool a dar uma assistência na Premier League desde que Pepe Reina deu um passe para Fernando Torres contra o Sunderland, em março de 2010.  

Ninguém segura?

  39 jogos de invencibilidade. A sequência sem derrota do Liverpool equivale a um campeonato inteiro e mais uma partida da Premier League. A equipe não é superada na competição desde 3 de janeiro do ano passado, quando perdeu por 2 a 1 para o Manchester City.