Esportes
Cuiabá perde para o Vasco na Arena Pantanal e encerra a série A rebaixado e de forma vergonhosa
Vegetti anota os dois gols da vitória cruz-maltina na Arena Pantanal; atacante termina Brasileiro com 12 gols
O Vasco terminou o ano de 2024 de maneira digna. Foi com vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá, neste domingo (8), em dia de rodada cheia pela última rodada do Brasileirão. Apesar de não conseguir a nona posição por conta da vitória do Cruzeiro sobre o Juventude, o Cruz-Maltino chega na décima posição, com 50 pontos.
Vegetti, matador do Gigante, anotou os dois gols do triunfo na Arena Pantanal, na capital de Mato Grosso, terminando a competição em quarto lugar na artilharia, com 12 tentos. Derik Lacerda descontou pelo rebaixado Cuiabá, que encerra o ano na última posição do Brasileirão.
Primeiro tempo
Lance bizarro logo aos 4′. Jadson chutou com força, Léo Jardim espalmou na trave e viu a bola ficar limpa para Derik Lacerda. O atacante tentou uma finalização 'diferente' e acertou a outra trave, desperdiçando uma das chances mais claras do Brasileirão.
Depois, aos 11′, foi a vez de Denílson fazer Léo Jardim trabalhar, em chute de canhota após Léo afastar mal a bola. Mas o Vasco entrou no jogo. Lançamento espetacular de Coutinho da esquerda para Puma, que chicoteou a pelota para o meio da área. Vegetti, livre, fuzilou para abrir o marcador, aos 16′.
Nove minutos mais tarde, foi a vez de Hugo Moura experimentar. Vegetti fez a parede e o camisa 25 chutou cruzado de fora da área, mas errou o alvo por pouco.
O empate saiu aos 32′ graças a uma cochilada da zaga. Clayson deu linda enfiada para Derik Lacerda, que chutou na saída de Léo Jardim. O goleiro defendeu no primeiro lance, mas não no rebote.
O Vasco, porém, queria a nona colocação. Mateus Carvalho recebeu na esquerda e inverteu de maneira incrível, deixando Vegetti na cara do gol. O artilheiro vascaíno teve calma para chutar e fazer 2 a 1 na beira do intervalo, aos 42′.
Segundo tempo
Felipe voltou com duas mudanças no Vasco para o segundo tempo, colocando Victor Luís e Max Dominguez a campo. O ritmo vascaíno seguia empacado na quarta marcha, com os jogadores errando passes e domínios em momentos decisivos das jogadas. Payet e Paulinho entraram e buscaram dar nova dinâmica à equipe.
O volante chegou a marcar, mas viu seu tento ser anulado. Ele arrancou após roubar a bola no meio-campo, tabelou com Vegetti e viu Victor Luís cruzar rasteiro para o próprio camisa 18 fazer. Mas, impedido, o gol não valeu. Nos acréscimos, Payet deixou o volante na cara do gol, que tentou tirar de Pasinato e parou no goleiro, com o placar insistindo em ficar no 2 a 1.
Próximos passos
O Vasco encerra sua participação em décimo lugar (50 pontos) no Brasileirão, garantindo vaga na Sul-Americana após cinco anos. Além desta competição, a equipe cruz-maltina terá novamente a Série A do Brasileiro, o Campeonato Carioca e também a Copa do Brasil. Ao Cuiabá, rebaixado pela primeira vez (na lanterna, com 30 pontos), restará a Série B em 2025. A equipe também jogará Copa do Brasil, Campeonato Mato-Grossense e Copa Verde.
CUIABÁ 1 x 2 VASCO
38ª Rodada do Brasileirão-2024
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Público/Renda: 7.030 pagantes/R$ 475.565,00
Data e horário: domingo, 8/12/2024, às 16h (de Brasília)
Leia também
CAMPEONATO BRASILEIRO Flamengo vence Cuiabá na Arena Pantanal e deixa o adversário mais afundado e dificil de escapar do Z-4 CAMPEONATO BRASILEIRO Juventude empata com o Cuiabá e afunda mais o Dourado no Z4 do brasileirão CAMPEONATO BRASILEIRO Cuiabá é rebaixado no Brasileirão e se junta ao Atlético-GO na Série B de 2025 CAMPEONATO BRASILEIRO Com herói improvável, Fluminense vence Cuiabá, mas segue ameaçado de rebaixamentoCUIABÁ: Mateus Pasinato; Railan (Matheus Alexandre, 32'/2ºT), Bruno Alves, Gabriel e Juan Tavares; Denílson (Eliel, 19'/2ºT), Max (Kauan, 38'/2ºT) e Lucas Mineiro; Jadson (Dudu, 32'/2ºT), Clayson (David Miguel, 38'/2ºT) e Derik Lacerda. Técnico: Bernardo Franco.
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, João Victor, Léo e Leandrinho (Victor Luís, intervalo); Jair (Sforza, 32'/2ºT), Hugo Moura (Max Dominguez, intervalo) e Mateus Carvalho; Coutinho (Paulinho, 22'/2ºT), Alex Teixeira (Payet, 12'/2ºT) e Vegetti. Técnico: Felipe (interino).
Gols: Vegetti, 16'/1ºT (0-1); Derik Lacerda, 32'/1ºT (1-1); Vegetti, 42'/1ºT (1-2)
Árbitro: Thaillan Azevedo Gomes (AP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP-Fifa) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira Do Amaral (SP/VAR-Fifa)
Cartões Amarelos: Max Dominguez (VAS)