Mundo

Chuvas no sul do Japão deixaram ao menos 20 mortos

As chuvas torrenciais que atingiram a ilha de Kyushu, no sul do Japão, mataram ao menos 20 pessoas e deixaram outras 14 desaparecidas

05/07/2020
As chuvas torrenciais que atingiram a ilha de Kyushu, no sul do Japão, mataram ao menos 20 pessoas e deixaram outras 14 desaparecidas, disse a emissora pública NHK neste domingo (5), enquanto a agência meteorológica indica que a região segue vulnerável a tempestades. As chuvas sem precedentes de sábado na prefeitura de Kumamoto, no centro de Kyushu, provocaram inundações e deslizamentos de terra. A TV japonesa transmitia imagens de carros capotados, pessoas retirando lama de suas casas e militares resgatando moradores em barcos.
"Não tínhamos eletricidade nem água corrente", disse uma mulher resgatada à emissora. "Foi difícil." A Agência Meteorológica do Japão instou as pessoas a permanecerem vigilantes, pois mais chuvas são previstas. As chuvas já são o pior desastre natural no país desde o tufão Hagibis, em outubro, que deixou 90 mortos. A partir desta noite, chuvas extremamente fortes com trovões são esperadas no sul e no norte de Kyushu", disse uma autoridade da agência à Reuters. "As chuvas até agora já afrouxaram o solo. Há uma grande chance de deslizamentos de terra, mesmo sem muita chuva adicional". O primeiro-ministro Shinzo Abe afirmou que foi formada uma força tarefa para atuar no desastre. Essa equipe liderará as operações de busca e resgate. "Nada é mais importante do que as vidas humanas. Por favor, façam todo o esforço possível durante a noite para localizar as pessoas desaparecidas", disse Abe.