Mundo

Groenlândia: Negociação dá "acesso total" aos EUA para defesa, diz Trump

Presidente americano quer construir "Domo de Ouro", um sistema antiaéreo

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 22/01/2026
Groenlândia: Negociação dá 'acesso total' aos EUA para defesa, diz Trump
O presidente Donald Trump afirmou que as negociações sobre a Groenlândia atualmente garantem aos Estados Unidos "acesso total" para fins de defesa | Evelyn Hockstein/Reuters

O presidente Donald Trump afirmou que as negociações sobre a Groenlândia atualmente garantem aos Estados Unidos "acesso total" para fins de defesa.

"Os detalhes estão sendo negociados agora, mas essencialmente é acesso total. Não há fim, não há prazo", disse Trump em entrevista a Maria Bartiromo, da Fox Business.

Ele afirmou que o acesso permitirá a instalação do sistema de defesa Domo de Ouro, dizendo: "Estamos conseguindo tudo o que queremos sem custo algum".

"É uma parte muito importante, porque tudo passa pela Groenlândia. Se os inimigos começarem a atirar, os disparos passam pela Groenlândia. Então, nós os neutralizamos. É praticamente infalível. É incrível", alegou.

Segundo apuração da CNN, parte da estrutura do acordo envolve a renegociação do acordo de 1951 que formalizou a presença militar dos Estados Unidos na ilha.

Esse tratado entre os EUA e a Dinamarca permitiu a presença militar americana na Groenlândia em caráter perpétuo.

A aliança discutiu a possibilidade de a Dinamarca permitir que os EUA construam mais bases militares em terras consideradas território soberano americano, disse um oficial da Otan à CNN.