Mundo
Prefeito de Minneapolis para Trump: remova os agentes federais agora
Homem foi baleado e morreu neste sábado enquanto estava cercado por agentes do governo dos EUA; incidente ocorre em meio a tensões muito altas na cidade
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, condenou a resposta do governo dos Estados Unidos à onda de protestos na cidade e, em um pronunciamento neste sábado (24), dirigiu-se diretamente ao presidente Donald Trump e disse que "este é o momento de agir como um líder".
“Coloquem Minneapolis em primeiro lugar, coloquem a América em primeiro lugar neste momento. Vamos alcançar a paz”, continuou Frey. “Vamos encerrar esta operação, e eu lhes digo, nossa cidade se recuperará. A segurança será restaurada.”
Um homem foi baleado e morreu neste sábado enquanto estava cercado por agentes federais. Segundo um oficial do Departamento de Segurança Interna, a vítima portava "uma arma de fogo e dois carregadores". O incidente ocorre em meio a tensões muito altas em Minneapolis, após dias de protestos após o tiroteio fatal de Renee Good.
Frey pede o fim da campanha federal de fiscalização da imigração que enviou milhares de agentes para as Cidades Gêmeas nas últimas semanas. “A invasão desses agentes mascarados e fortemente armados que circulam pelas ruas de Minneapolis, encorajados por um sentimento de impunidade, precisa acabar”, disse.
Ainda em seu discurso, o prefeito afirmou que a resposta militarizada "mina a confiança tanto nas forças da lei quanto na democracia" e rebateu as alegações de que autoridades locais ou membros da comunidade sejam responsáveis pelos distúrbios.
À imprensa, Frey informou que 15 mil pessoas protestaram pacificamente nesta sexta-feira (23), sem relatos de feridos ou danos materiais, e ressaltou que as manifestações refletem os princípios fundadores da cidade e do país. Ele contrastou isso com a “força militarizada em massa e agentes não identificados” que ocupavam as ruas de Minneapolis.
"Já vimos esse tipo de operação em outros lugares, em outros países, mas não aqui na América, não de uma forma em que uma grande cidade americana esteja sendo invadida pelo seu próprio governo federal", afirmou.
O prefeito ainda pediu que toda a população dos Estados Unidos apoiem a cidade de Minneapolis neste momento, após o tiroteio que deixou uma terceira pessoa ferida por agentes do ICE nas últimas semanas.
“Para todos que estão ouvindo, apoiem Minneapolis. Seus filhos perguntarão de que lado você estava. Seus netos perguntarão o que você fez para evitar que isso acontecesse novamente”, completou Frey.