Atualmente o uso crescente das redes sociais para a aplicação de golpes está levando o estelionato virtual ao topo do ranking de crimes cibernéticos em Mato Grosso. Os golpes pela internet no estado cresceram assustadoramente e já praticado de diversas formas e os meios virtuais não são exceção.
O cibercrime envolve atividade ou prática ilícita na rede. Essas práticas podem envolver invasões de sistema, disseminação de vírus, roubo de dados pessoais, falsidade ideológica, acesso a informações confidenciais e tantos outros. Eles estão usando sites de venda de mercadoria e criando perfis falsos. Uma dessas vítimas foi à primeira dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes.
Ela teve um perfil falso criado por um estelionatário para aplicar golpes. Ele se passou pela primeira dama, anexado uma foto dela no perfil, e pediu para que as pessoas fizessem pagamentos para fornecedores, por que ela(primeira dama) estaria em um workshop. Virginia, segundo reveliu a assessor registrou Boletim de ocorrências contra o fraudador.