Polícia
A Guarda Municipal de Várzea Grande iniciou nesta quinta feira, 25, uma operação para orientar os comerciantes a fechar os estabelecimentos que não são serviços essenciais e que estão impedidos de funcionar durante a quarentena.
A fiscalização que vai ser diária tem como objetivo o cumprimento do decreto municipal 041 de 24/06/2020 e sancionado pela Prefeitura de Várzea Grande Lucimar Campos(DEM) e decisão judicial.
O Decreto que tem validade por 15(quinze) dia, podendo ser prorrogado por mais 15(quinze) dia, estabelece medidas sanitárias para conter o avanço da Covid 19, o Novo Coronavírus no município. Os GM´s estão orientados primeiramente os proprietários dos comércios considerados não essencial a fecharem. Quem descumprir serão multados e podem até ser presos.
De acorro com o comandante da Guarda Municipal Evandro Homero Dias, a GM irá orientar primeiro os comerciantes a fecharem, “os comerciantes terão que se adequarem e cabe a nós fiscalizar. Casos eles insistirem em continuar abertos, serão atuados e presos”, afirmou o comandante da GM.
Para ele, a medida é necessária para ‘barrar’ a proliferação do vírus. Ele destaca que um dos maiores problemas é a venda de bebidas alcoólicas em bares e distribuidoras, “a venda de bebida alcóolica é o maior problema que enfrentamos e a proibição da quarentena vai impedir muito a proliferação do vírus em Várzea Grande”, disse Homero Dias.
Entre estabelecimentos comerciais que estão proibidos de abrirem estão: bares, distribuidoras de bebias, restaurantes, lojas de sapataria e roupas, de utensílios domésticos, móveis e shopping.
Os comércios que poderão funcionar são: padarias, mercados, postos de combustíveis, lotéricas, consultórios médicos e odontológicos, lojas de matérias de construções e distribuidoras de limpeza e alimentos.
A prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos(DEM) também decidiu cumpriu a decisão liminar do juiz titular da Vara Especializada de Saúde Pública de Mato Grosso, José Luiz Lindote.
A decisão do magistrado é de 15 dias tem o objetivo ‘barrar’ o aumento da Pandemia da Covid 19, o Novo Coronavírus nas duas principais cidades do estado e que tem uma população de mais de um milhão de habitantes.
A concessão do lockdown pelo juiz é em caráter liminar e atendeu um pedido do Ministério Público Estadual, através de uma Ação Civil Pública.
O magistrado também determinou que caso um dos municípios descumpra a decisão, a multa será de R$ 100 mil por dia.
Em decisão ocorrida no final da manhã desta quarta feira, 24, a prefeita Lucimar Campos decidiu junto com o Comitê de Enfrentamento da Covid 19, o Novo Coronavírus da Prefeitura, editar um Decreto de Emergência com validade por trinta dias(30) com proibições e recomendações, no município.
O Decreto entra em vigor nesta quinta feira, 25, e tem validade para todo o comércio e órgãos públicos.
https://www.youtube.com/watch?v=5_dNRBKx0M8&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=zHb5Hnd9hpI&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=NPlD9UJ_yaA&feature=youtu.be