Polícia

Operação Escudo Virtual mira grupo criminoso envolvido em golpes e fraudes financeiras

Mandados são cumpridos pelas Polícias Civis dos estados do Ceará, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM PC-MT 26/06/2024
Operação Escudo Virtual mira grupo criminoso envolvido em golpes e fraudes financeiras
Entre os presos, o advogado A.C. G., condenado a 40 anos e três meses de reclusão pelo crime de estelionato pela 32ª Vara Criminal do Rio de Janeiro (RJ) | PC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu na manhã de quarta-feira (26), sete ordens judiciais, na Operação Escudo Virtual, em apoio à Polícia Civil do Ceará. A operação tem como foco um grupo criminoso voltado para realização de golpes e fraudes financeiras.

A ação foi deflagrada pela Delegacia Municipal de Jucás (CE), com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior do Sul e das Polícias Civis dos Estados onde há mandados sendo cumpridos. Em Mato Grosso, os mandados são cumpridos pela Delegacia Especializada de Estelionato.





As investigações, conduzidas pela Delegacia de Jucás, identificaram o grupo criminoso que possui estreita ligação com uma organização criminosa paulista com extensa atuação em todos os Estados do Brasil, que atua com a captação de alvos em ambiente virtual nos Estados do Ceará, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais, para a realização de golpes e fraudes financeiras.

A operação tem como foco o avanço das investigações que apuram os crimes de associação criminosa, organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro. No Estado de Mato Grosso, os mandados foram cumpridos nas cidades de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Em Mato Grosso, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Durante as buscas, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, que poderão auxiliar as investigações.