Polícia

Desembargador concede liberdade para vereador de VG acusado de ‘chefiar’ organização criminosa no DAE, mas, com uso de tornezeleira

Pablo foi preso na sexta-feira, 20, durante a Operação Gota D´água, feita por Policiais da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) por determinação do Juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo), juiz João Bosco Soares da Silva

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM TJ-MT/COM PC-MT 23/09/2024
Desembargador concede liberdade para vereador de VG acusado de ‘chefiar’ organização criminosa no DAE, mas, com uso de tornezeleira
Pablo atuava para realizar pressão política com a finalidade de fazer valer os objetivos do grupo criminoso | Arquivo Página 12

O Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato grosso, Gilberto Giraldelli, revogou a prisão preventiva do vereador de Várzea Grande, Pablo Pereira, União, e a substituiu por medidas cautelares, como o uso de tornezeleira eletrônica.

Pablo foi preso na sexta-feira, 20, durante a Operação Gota D´água, feita por Policiais da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) por determinação do Juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo), juiz João Bosco Soares da Silva.

null
Juiz João Bosco Soares da Silva

Pereira – conjuntamente – com o diretor comercial do órgão, Alessandro Macaúbas Leite de Campos, seria um dos líderes de uma organização criminosa e que teria desviado R$ 11,3 milhões em desfavor do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande(DAE/VG), afirma a Deccor.

Diretor do DAE(no meio da Foto) e vereador do lado direito da foto, foram presos
Diretor do DAE(no meio da Foto) e vereador do lado direito da foto, foram presos

Segundo a Polícia, Pablo atuava para realizar pressão política com a finalidade de fazer valer os objetivos do grupo criminoso.

Ele também usava o DAE para se beneficiar politicamente, usando vários servidores em sua campanha à reeleição, usando a estrutura pública da autarquia municipal.

Ele foi afastado por determinação da justiça de suas funções de vereador do munícipio e se for reeleito pode não tomar posse.

A Polícia disse ainda que a operação identificou diversas situações em que foi dificultado o acesso dos moradores à ligação de água, com problemas artificialmente criados, além da cobrança de propina para realizar serviços aos moradores que era de obrigação do Departamento, como a ligação para água encanada.

O grupo criminoso também excluía ilegalmente débitos e também faziam a diminuição indevida de valores de faturas, tudo mediante recebimento de dinheiro por servidores.

Arquivo Página 12
Arquivo Página 12

Além da tornezeleira eletrônica, Pablo deve cumprir medidas cautelares a proibição de frequentar as dependências do DAE-VG e quaisquer órgãos públicos da estrutura municipal de Várzea Grande, inclusive da Câmara dos Vereadores, se não poderá voltar para a Penitenciária.

PC-MT
PC-MT

Os alvos da Polícia e que foram presos foram:

- Vereador do União Brasil de Várzea Grande e afastado de suas funções, Pablo Pereira

- Alessandro Macaúbas Leite de Campos, diretor Comercial do DAE/VG(filho de Gonçalo Domingos de Campos, o "Chalo" do Posto, já falecido, e irmão do ex-prefeito de Várzea Grande, Ary Leite de Campos).

- Leandro Humberto de Araujo, gerente Comercial do DAE/VG

- Mário Sales Rodrigues Júnior, Coordenador Comercial do DAE/VG

- Anderson Kleiton Correa Botelho, Atendente Comercial do DAE/VG

- Aguinaldo Lourenço da Costa Silva, Ouvidor DO DAE/VG

- Elizelle Fátima Gomes Moraes, Auxiliar de Saneamento/Manutenção de Rede Água e Esgoto do DAE/VG

- João Victor Ferreira de Campos, ex-servidor do DAE/VG

Ainda foram alvos:

- Cíntia Izabel Felfili(Agente de Saneamento/Auxiliares de Serviços de Documentação, Informação e Pesquisa DAE/VG)

- Giliard José da Costa(ex-servidor do DAE/VG)

- Clébio Uilias Gonçalves(Agente de Saneamento/Auxiliares de Serviços de Documentação, Informação e Pesquisa do DAE/VG)

- Anderson de Lima Barros(fiscal de corte)

- Edson Ribeiro dos Santos(fiscal de corte)

- Josiel Pereira(fiscal de corte)

O servidor Leandro Humberto de Araújo foi encontrado pelos policiais civis quando estava no banheiro, por volta das 5h40 da manhã, no condomínio Chapada do Horizonte, na Rua Goiás.

O servidor Mário Sales Rodrigues Júnior foi preso na frente dos dois filhos, no endereço onde mora na Rua Véu da Noiva, no bairro Canelas, em Várzea Grande. A esposa do envolvido, que também foi alvo da polícia, autorizou a entrada na casa. No local, estavam os dois filhos, que presenciaram o cumprimento do mandado.

Prefeitura Emite Nota

A respeito da Operação da DECCOR (Delegacia Especializada de Combate à Corrupção) no setor Comercial no DAE na manhã desta sexta-feira (20.09), o Prefeito Kalil Baracat vem a público manifestar o que segue:

  • 1. A denúncia que originou a Operação foi encaminhada à DECCOR pelo Presidente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), por determinação do prefeito, no dia 22 de fevereiro passado, tão logo ele tomou conhecimento das supostas irregularidades.
  • 2. O DAE vem colaborando com as autoridades policiais, fornecendo todas as informações e documentos solicitados, porque é do interesse da administração municipal que todos os fatos sejam devidamente apurados e os responsáveis punidos na forma da lei.
  • 3. Diante da operação, o prefeito determinou ao Presidente do DAE adotar as seguintes providências imediatas:
    4. Demissão do Diretor Comercial do DAE. Por tratar-se de servidor de carreira de outra pasta, determina ainda a abertura de PAD para apurar suas responsabilidades, com seu afastamento até a conclusão das investigações.
    5. Demissão de todos os servidores comissionados, contratados ou estagiários envolvidos.
    Instauração de PAD para apurar a participação de todos os servidores efetivos envolvidos, sejam eles da própria autarquia ou cedidos de outros órgãos, bem como seus afastamentos.
    Realização de auditoria administrativa externa e independente no contrato ada empresa terceirizada responsável pela gestão operacional do GSAN (Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento) no setor comercial do DAE em todo o Departamento Comercial do DAE para apuração de eventual dano a ser ressarcido ao Erário.
  • Por fim, o prefeito manifesta sua confiança nos órgãos de controle e na Justiça e reafirma seu respeito ao patrimônio público e seu compromisso com os princípios da administração pública, em especial a legalidade, moralidade, probidade e transparência.