Polícia
Polícia faz operação contra acusados de fornecer suporte logístico e financeiro a facção
Estão sendo cumpridos 28 mandados, entre prisão preventiva e busca e apreensão, contra integrantes e apoiadores da facção criminosa

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Comodoro, deflagrou, nesta quarta-feira (22), a Operação Fautor, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar contra apoiadores e colaboradores de uma facção criminosa atuante na região de Comodoro.
A operação é resultado de uma investigação de longo prazo, que apura a atuação de indivíduos responsáveis por fornecer suporte logístico e financeiro a membros da facção, tanto custodiados em unidades prisionais quanto em liberdade, garantindo a manutenção das atividades criminosas no interior do Estado.
De acordo com as investigações, os alvos atuavam em diferentes frentes de apoio, incluindo transporte e revenda de entorpecentes, intermediação de valores para custeio de presos, e disponibilização de estruturas e veículos para ocultar atividades ilícitas.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, 12 prisões preventivas e 16 de busca e apreensão, foram apreendidos aparelhos celulares, drogas, bens e objetos utilizados pelos integrantes da facção criminosa para facilitar a atuação local.
As medidas foram autorizadas pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres, após representação formulada pelo delegado Mateus Reiners. A operação foi coordenada pela Delegacia de Comodoro e contou com apoio operacional de equipes das Delegacias da Regional de Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Cáceres.
Leia também
MEMBRO DE FACÇÃO Líder de facção procurado pela Polícia Civil de MT é preso no Rio de Janeiro VIOLÊNCIA CONTRA MULHER Polícia Civil prende investigado por agredir, ameaçar e manter a ex-companheira em cárcere privado OPERAÇÃO EIXO QUEBRADO Ação da Polícia Civil de MT e GO mira grupo criminoso especializado em golpes do falso intermediário de veículos OPERAÇÃO TRACEBACK Polícia Civil cumpre mandados contra integrante de grupo especializado em roubo a motoristas de aplicativos OPERAÇÃO RASPADINHA DO CRIME Esquema de jogos de azar desarticulado pela Polícia Civil era divulgado por influenciadores e destinava 80% dos lucros para facção criminosa OPERAÇÃO RASTRO DE ÉREBO Polícia Civil deflagra operação contra cooperativas envolvidas com extração ilegal de minérios em MT OPERAÇÃO CÓDIGO SEGURO Terceira fase de operação da Polícia Civil de MT desmantela rede criminosa nacional de fraudes virtuais VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE Polícia Civil prende em GO condenado por estupro de vulnerável em MT RECEPTAÇÃO Polícia Civil prende proprietário de oficina mecânica por receptação de chassi e motor de veículo de origem ilícita OPERAÇÃO ALTA TENSÃO Polícia Civil desarticula grupo criminoso responsável por furtos de cabos de cobre em propriedades rurais no médio norte de MTO nome da operação, “Fautor”, tem origem latina e significa “aquele que apoia, fomenta ou protege uma conduta ilícita”. O termo foi escolhido para representar o papel desempenhado pelos investigados como fomentadores e sustentadores da estrutura criminosa, garantindo a continuidade das atividades ilícitas mesmo após as prisões de lideranças do grupo.
“A Operação Fautor simboliza o enfrentamento não apenas ao tráfico de drogas, mas também a toda a rede de apoio que dá sustentação à facção criminosa. A prisão de apoiadores é atingir a base que mantém o crime organizado vivo, quebrando a ideia de impunidade aos que sustentam a narcocultura e a ideologia de faccionados”, afirmou o delegado Mateus Reiners.
Os presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Comodoro, onde permanecerão à disposição da Justiça. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros integrantes e financiadores da facção atuantes na região de fronteira do Estado.