Mundo

Petróleo da Venezuela é foco da campanha de Trump contra Maduro, diz NYT

Jornal americano afirma que, nos bastidores, funcionários do governo dos Estados Unidos têm se concentrado nas reservas venezuelanas do recurso natural

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 17/12/2025
Petróleo da Venezuela é foco da campanha de Trump contra Maduro, diz NYT
Nos bastidores, o foco seria o acesso às reservas de petróleo do país sul-americano, segundo reportagem do New York Times | REUTERS/Maxwell Briceno REUTERS/Kent Nishimura

Publicamente, a Casa Branca diz que o motivo da pressão dos Estados Unidos contra a Venezuela é o combate ao tráfico de drogas. Porém, nos bastidores, o foco seria o acesso às reservas de petróleo do país sul-americano, segundo reportagem do New York Times.

Nos últimos meses, os EUA enviaram milhares de soldados, aeronaves, veículos e navios de guerra para o Caribe, incluindo o maior porta-aviões do mundo. Além disso, realizaram ataques contra diversas embarcações que supostamente seriam ligadas ao narcotráfico.

Porém, "nos bastidores, funcionários do governo [americano] também têm se concentrado intensamente nas reservas de petróleo da Venezuela, as maiores do mundo", destaca o New York Times.

O jornal ressalta que a importância do petróleo fica evidente em negociações secretas entre autoridades americanas e o ditador Nicolás Maduro, bem como nas conversas que assessores e aliados do presidente Donald Trump tiveram com María Corina Machado e outras figuras da oposição venezuelana.

Segundo outra reportagem do New York Times, de 10 de outubro, autoridades da Venezuela ofereceram ao governo americano uma participação dominante nas riquezas petrolíferas e minerais do país em negociações que duraram meses.

No dia 17 de outubro, Trump afirmou que Maduro "ofereceu tudo", porque não queria mexer com os EUA. Em último caso, a Casa Branca recusou as concessões econômicas da Venezuela e cortou a diplomacia, ainda segundo o NYT.

http://www.w3.org/2000/svg">

Apreensão de petroleiro na Venezuela • Reprodução CNN Brasil
Apreensão de petroleiro na Venezuela • Reprodução CNN Brasil

Assim, a escalada da tensão continuou aumentando, e agora tem como foco os petroleiros.

Os Estados Unidos apreenderam um petroleiro próximo à Venezuela em 10 de dezembro, e, na terça-feira (16), Donald Trump afirmou que o país está cercado e anunciou bloqueio "total e completo" de todos os petroleiros sancionados que entram e saem de lá.

Por fim, o New York Times aponta que o presidente dos EUA "deixou claro publicamente seu interesse em controlar as reservas da Venezuela".

O jornal relembra um discurso para republicanos na Carolina do Norte em 2023, em que Trump afirmou: “Quando saí do poder, a Venezuela estava à beira do colapso. Nós teríamos tomado tudo, teríamos ficado com todo aquele petróleo, que estaria bem ao lado”.

"Mas agora, estamos comprando petróleo da Venezuela. Então, estamos enriquecendo um ditador. Dá para acreditar nisso? Ninguém consegue acreditar", destacou na ocasião.