Mundo

Estados Unidos impõem novas sanções relacionadas à Venezuela

O Departamento do Tesouro identificou indivíduos que acusa de terem ligações com a gangue Tren de Aragua, incluindo a cantora e DJ Rosita. Washington aumentou a recompensa por Mosquera Serrano, um dos líderes da gangue

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM EL PAÍS 03/12/2025
Estados Unidos impõem novas sanções relacionadas à Venezuela
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, na Casa Branca esta semana | Evan Vucci (AP)

O Departamento do Tesouro dos EUA anunciou na quarta-feira uma nova rodada de sanções relacionadas à Venezuela. Os detalhes dessas sanções foram publicados em seu site oficial, acompanhados de uma mensagem em X. “Hoje, como parte da ofensiva do governo Trump contra organizações internacionais de narcotráfico, o Departamento do Tesouro sancionou aliados importantes do cartel terrorista Tren de Aragua”, diz a publicação , destacando que entre os afetados por essas sanções está “a artista Rosita”, descrita como “ DJ , atriz e modelo com milhões de seguidores nas redes sociais”. Ela também é incluída em um grupo de pessoas supostamente “envolvidas na organização de festas regadas a drogas para beneficiar” a organização criminosa venezuelana.

Quase simultaneamente, o Departamento de Estado aumentou a recompensa para cinco milhões de dólares por informações que levassem à captura de Giovanni Vicente Mosquera Serrano, líder do Tren de Aragua e primeiro membro da organização criminosa a figurar na lista dos "Dez Mais Procurados" do FBI. Em janeiro do ano passado, Mosquera Serrano foi indiciado no Distrito Sul do Texas por conspiração para tráfico internacional de cocaína. Em abril, ele foi indiciado novamente por fornecer apoio material a uma organização terrorista estrangeira.

Washington acusa Jimena Romina Araya Navarro, conhecida artisticamente como Rosita , de fazer parte de uma rede de cinco pessoas ligadas à indústria do entretenimento que forneceram apoio material ao cartel Tren de Aragua. Ela teria ajudado o notório líder da organização, Héctor Rusthenford Guerrero Flores (também conhecido como Niño Guerrero) , a escapar da prisão de Tocorón, na Venezuela, em 2012, e outros membros dessa rede teriam lavado dinheiro para os líderes do Tren de Aragua.

O Departamento do Tesouro sugere na declaração que Rosita e a Criança Guerreira estão ligadas por "laços românticos".

Jimena Araya 'Rosita' em uma imagem compartilhada em suas redes sociais.@arayajimena

Além disso, a última rodada de sanções afeta “cinco afiliados importantes adicionais do cartel Tren de Aragua e uma entidade localizada na América do Sul”. “Sob a administração Trump, os brutais cartéis terroristas não podem mais operar impunemente em nossas fronteiras. As operações de tráfico de drogas e contrabando de pessoas da rede Tren de Aragua representam há muito tempo uma grave ameaça à nossa nação”, disse o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, em um comunicado de seu departamento. “Seguindo as instruções do Presidente Trump, continuaremos a usar todos os recursos disponíveis para isolar esses terroristas dos EUA e do sistema financeiro global e para manter os cidadãos americanos em segurança.”

A nova rodada de sanções surge em meio a crescentes ameaças de Trump de invadir a Venezuela para forçar uma mudança no regime chavista, que Washington acusa de ter ligações com a gangue Tren de Aragua e de lucrar com seus crimes lucrativos. Na terça-feira, o presidente americano disse: “Vamos começar com ataques terrestres. Será muito mais fácil assim. Sabemos onde eles estão, quais rotas usam”. O objetivo, após três meses de execuções extrajudiciais em águas caribenhas, é, acrescentou, “eliminar esses filhos da puta”, referindo-se aos narcotraficantes no país sul-americano. “Essas pessoas mataram 200 mil americanos no ano passado”, declarou, exagerando os números oficiais de overdose para 2024 em seu país.

O Tren de Aragua é uma quadrilha criminosa de origem venezuelana, com ramificações por toda a América Latina, incluída pelo Departamento de Estado dos EUA na lista de “organizações terroristas estrangeiras” por seu envolvimento, segundo as autoridades americanas, em atividades criminosas como “tráfico de drogas, contrabando de migrantes e tráfico de pessoas, extorsão, exploração sexual de mulheres e crianças e lavagem de dinheiro, entre outras”.

Trem Aragua
Héctor Rusthenford Guerrero Flores, aliás Niño Guerrero, líder do "Tren de Aragua".Mídias sociais

Em junho, o Departamento do Tesouro sancionou Mosquera Serrano. Um mês depois, adicionaram Niño Guerrero à lista, juntamente com outros supostos membros da quadrilha.

De acordo com as acusações feitas pelo Departamento do Tesouro no comunicado que anuncia as últimas sanções, “parte da renda gerada” por Rosita com suas apresentações “em diversas casas noturnas na Colômbia” vai para os cofres do cartel Tren de Aragua. Apontam especificamente para sua ligação com “a boate Maiquetía VIP Bar Restaurant em Bogotá”, de propriedade de seu ex-guarda-costas e empresário, Eryk Manuel Landaeta Hernández (conhecido como Eryk ).

Ele foi preso na Colômbia em outubro de 2024, acusado de ser o chefe financeiro e logístico da quadrilha Tren de Aragua em Bogotá. “Ele organizava eventos com artistas e DJs internacionais, incluindo Rosita. Essas festas eram usadas para vender narcóticos para a Tren de Aragua; o dinheiro obtido com a venda das drogas era posteriormente lavado”, segundo o Departamento do Tesouro.