Mundo
Trump sugeriu a Maduro decidir destino de sua escolha para deixar Venezuela
Durante a ligação, Maduro teria solicitado a remoção de sanções impostas a mais de 100 autoridades venezuelanas, o que foi recusado pelo presidente dos EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, deu um ultimato ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Ele disse para Maduro deixar a Venezuela para um destino de sua escolha, junto com seus familiares, até a última sexta-feira (28). A informação foi apurada pela agência Reuters.
A revelação surge em um momento de crescente tensão entre os dois países, com os Estados Unidos aumentando sua presença militar no Caribe.
A proposta teria sido feita por Trump durante conversa por telefone com Maduro. O presidente venezuelano teria solicitado anistia para familiares e integrantes do regime, além de retirada de acusações do Tribunal Penal Internacional, mas o presidente dos EUA recusou o pedido.
O não cumprimento do prazo estabelecido por Trump teria resultado em sua declaração nas redes sociais de que o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela deveria ser considerado "completamente fechado".
Leia também
EUA X VENEZUELA O treinamento de civis na Venezuela para 'guerra não declarada' com EUA: 'Se tiver que morrer lutando, eu morro' EUA X VENEZUELA Senado dos EUA rejeita plano para barrar ataque não autorizado à Venezuela EUA X VENEZUELA 4 impactos para o Brasil de uma ação dos EUA na Venezuela BRASIL X EUA Militares dos EUA apresentam a Trump opções para atacar a Venezuela, diz TV EUA X VENEZUELA Qual é a capacidade militar da Venezuela e como ela pode responder a um possível ataque dos EUA? EUA X VENEZUELA “Eu meio que me decidi sobre a Venezuela”, diz Trump em meio a tensões VENEZUELA Incêndio de grandes proporções atinge refinaria de petróleo na Venezuela EUA X VENEZUELA EUA devem lançar nova fase de operações na Venezuela, diz Reuters EUA X VENEZUELA Venezuela pode enfrentar novas sanções dos EUA; saiba o que já foi imposto EUA X VENEZUELA Trump declara espaço aéreo da Venezuela 'totalmente fechado' e aumenta pressão militar no CaribeNegociações nos bastidores
As informações divulgadas pela Reuters encontram respaldo nas declarações do senador republicano Markwayne Mullen, que afirmou que os Estados Unidos ofereceram a Maduro a possibilidade de se refugiar na Rússia ou em outro país.
A situação tem se desenrolado principalmente nos bastidores, com poucos pronunciamentos públicos oficiais sobre o assunto. Trump confirmou a realização da ligação telefônica com Maduro durante uma conversa com jornalistas a bordo do Air Force One no domingo, mas não forneceu detalhes sobre o conteúdo da conversa.
Uma fonte em Washington informada sobre as discussões internas do governo Trump não descartou a possibilidade de uma saída negociada para Maduro, mas ressaltou que ainda há divergências significativas e que detalhes importantes ainda não foram resolvidos.