Mundo
“Eu meio que me decidi sobre a Venezuela”, diz Trump em meio a tensões
Presidente não deu detalhes sobre qual medida será tomada após ameaças ao regime de Maduro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu na sexta-feira (14) que uma decisão poderia vir em breve sobre se deve ou não tomar medidas militares contra a Venezuela, que ele acusou de laços estreitos com o comércio ilegal de drogas.
"Eu não posso dizer o que seria, mas eu meio que me decidi" sobre a Venezuela, disse Trump aos repórteres a bordo do Air Force One.
Altos funcionários da administração de Trump realizaram três reuniões na Casa Branca nesta semana para discutir opções para possíveis operações militares na Venezuela, disseram autoridades na sexta-feira (14), em meio a uma crescente presença militar dos EUA no Caribe.
Trump enviou aviões F-35, navios de guerra e um submarino nuclear para a região como parte de uma construção militar após dois meses de ataques mortais contra barcos na costa da Venezuela.
No início desta semana, o grupo de ataque dos porta-aviões Gerald Ford entrou na região da América Latina - trazendo com ele mais de 75 aeronaves militares e mais de 5.000 soldados.
O ditador venezuelano Nicolás Maduro, que ocupa o cargo desde 2013, disse que Trump está tentando expulsá-lo do poder.
Trump disse repetidamente que não está buscando uma mudança de regime na Venezuela.
As tensões entre os Estados Unidos e o vizinho da Venezuela, a Colômbia, também aumentaram nas últimas semanas, com Trump e o presidente colombiano Gustavo Petro negociando barbas.
Trump chamou Petro de "líder das drogas ilegais" e impôs sanções a ele.
O presidente colombiano de esquerda acusou os EUA de cometer assassinato com seus ataques.