Mundo

EUA divulgam vídeo de tropas “letais” após Trump negar ataques na Venezuela

Em uma publicação na rede social, o Comando Sul anunciou que a operação tinha como prioridade "combater o tráfico ilício de drogas"

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 31/10/2025
EUA divulgam vídeo de tropas “letais” após Trump negar ataques na Venezuela
O Comando Sul dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (31) novas imagens de tropas militares no Caribe | CNN

O Comando Sul dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (31) novas imagens de tropas militares no Caribe.

Em uma publicação na rede social, o Comando Sul dos EUA anunciou que a operação tinha como prioridade "combater o tráfico ilício de drogas e proteger a pátria".

"Letais e prontos para a ação: um olhar sobre as forças militares dos EUA destacadas para o Caribe em apoio à missão do #SOUTHCOM", diz a legenda.

A divulgação do vídeo acontece após o presidente dos EUA, Donald Trump, negar que esteja considerando lançar ataques dentro da Venezuela.

Nesta sexta-feira (31), questionado por repórteres a bordo do Air Force One se as notícias de que ele estaria considerando ataques dentro da Venezuela eram verdadeiras, Trump respondeu: "Não".

Mais cedo, o Wall Street Journal publicou que os Estados Unidos estariam avaliando atacar instalações militares na Venezuela que supostamente são utilizadas para o tráfico de drogas.

Tensão entre EUA e Venezuela

Os EUA firmaram uma grande presença militar no Caribe nos últimos meses, com caças, navios de guerra e milhares de soldados.

Essa presença ainda deve se expandir significativamente nas próximas semanas com a chegada do grupo de ataque aos porta-aviões Gerald Ford.

A campanha dos EUA no Caribe e no leste do Pacífico já teve como alvo pelo menos 14 barcos que, segundo Washington, estavam envolvidos no tráfico de drogas, matando 61 pessoas.

Embora o momento exato de qualquer ataque terrestre não seja claro, as autoridades próximas a Trump sugeriram que isso pode ocorrer em breve.

O senador Lindsey Graham, um parlamentar republicano sênior, disse recentemente que Trump havia dito que planejava informar os parlamentares sobre as operações militares contra a Venezuela e a Colômbia quando ele retornasse de sua viagem à Ásia.