Mundo
EUA divulgam vídeo de tropas “letais” após Trump negar ataques na Venezuela
Em uma publicação na rede social, o Comando Sul anunciou que a operação tinha como prioridade "combater o tráfico ilício de drogas"
O Comando Sul dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (31) novas imagens de tropas militares no Caribe.
Em uma publicação na rede social, o Comando Sul dos EUA anunciou que a operação tinha como prioridade "combater o tráfico ilício de drogas e proteger a pátria".
"Letais e prontos para a ação: um olhar sobre as forças militares dos EUA destacadas para o Caribe em apoio à missão do #SOUTHCOM", diz a legenda.
A divulgação do vídeo acontece após o presidente dos EUA, Donald Trump, negar que esteja considerando lançar ataques dentro da Venezuela.
Nesta sexta-feira (31), questionado por repórteres a bordo do Air Force One se as notícias de que ele estaria considerando ataques dentro da Venezuela eram verdadeiras, Trump respondeu: "Não".
Mais cedo, o Wall Street Journal publicou que os Estados Unidos estariam avaliando atacar instalações militares na Venezuela que supostamente são utilizadas para o tráfico de drogas.
Leia também
EUA X VENEZUELA O treinamento de civis na Venezuela para 'guerra não declarada' com EUA: 'Se tiver que morrer lutando, eu morro' VENEZUELA Nobel da Paz, María Corina apoia cerco militar de Trump contra Venezuela: 'Prêmio fortalece ala disposta a tudo para tirar Maduro' EUA X VENEZUELA Trump confirma que autorizou operações da CIA na Venezuela ESTADOS UNIDOS As 'operações secretas' da CIA na Venezuela que Trump autorizou DIPLOMACIA INTERNACIONAL Brasil tem proposta para Marco Rubio sobre mediação de tensão com Venezuela EUA X VENEZUELA Invasão secreta da CIA, sobrevoo de bombardeiros: os sinais de que Trump está disposto a derrubar Maduro na Venezuela EUA X VENEZUELA Quais operações a CIA poderia realizar na Venezuela? Ex-agentes explicam à BBC EUA X VENEZUELA 'Night Stalkers': quem é o grupo de elite dos EUA visto perto da Venezuela e que atuou na morte de Bin LadenTensão entre EUA e Venezuela
Os EUA firmaram uma grande presença militar no Caribe nos últimos meses, com caças, navios de guerra e milhares de soldados.
Essa presença ainda deve se expandir significativamente nas próximas semanas com a chegada do grupo de ataque aos porta-aviões Gerald Ford.
A campanha dos EUA no Caribe e no leste do Pacífico já teve como alvo pelo menos 14 barcos que, segundo Washington, estavam envolvidos no tráfico de drogas, matando 61 pessoas.
Embora o momento exato de qualquer ataque terrestre não seja claro, as autoridades próximas a Trump sugeriram que isso pode ocorrer em breve.
O senador Lindsey Graham, um parlamentar republicano sênior, disse recentemente que Trump havia dito que planejava informar os parlamentares sobre as operações militares contra a Venezuela e a Colômbia quando ele retornasse de sua viagem à Ásia.