Mundo

Ataque dos EUA a embarcações no Pacífico deixa cinco mortos

Operação eleva o número total de mortos para pelo menos 104 pessoas e marca a terceira ofensiva desta semana

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 19/12/2025
Ataque dos EUA a embarcações no Pacífico deixa cinco mortos
Os Estados Unidos anunciaram novos ataques contra duas embarcações suspeitas de tráfico de drogas no leste do Oceano Pacífico nesta quinta-feira (18), matando cinco pessoas | • @Southcom

Os Estados Unidos anunciaram novos ataques contra duas embarcações suspeitas de tráfico de drogas no leste do Oceano Pacífico nesta quinta-feira (18), matando cinco pessoas.

“Em 18 de dezembro, sob a direção do Secretário de Guerra Pete Hegseth, a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou ataques cinéticos letais contra duas embarcações operadas por Organizações Terroristas Designadas em águas internacionais”, escreveu o Comando Sul dos EUA na X.

Segundo o comando militar, os ataques foram realizados em águas internacionais. "Informações de inteligência confirmaram que as embarcações estavam transitando ao longo de rotas conhecidas", acrescentou o comunicado.

O ataque eleva o número total de mortos nos atentados para pelo menos 104 pessoas e marca o terceiro ataque desta semana.

O Comando Sul acrescentou que nenhum militar americano ficou ferido no ataque.

Os ataques a barcos suspeitos de transportar drogas fazem parte de uma campanha em andamento, denominada Operação Lança do Sul, que, segundo o governo Trump, visa conter o tráfico de drogas.

Ofensiva militar dos EUA

Os Estados Unidos intensificaram suas ações militares na América do Sul nos últimos meses, com foco na Venezuela, nação que o presidente Donald Trump acusou de roubar petróleo, terras e outros ativos americanos.

O governo deslocou milhares de soldados e um grupo de ataque de porta-aviões para o Caribe, e Trump ordenou na terça-feira um "bloqueio total e completo" de petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela.

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, respondeu a Trump na quarta-feira (17), acusando os EUA de buscarem uma mudança de regime, além da apropriação do território e dos recursos da Venezuela.

"É simplesmente uma farsa belicista e colonialista, e já dissemos isso muitas vezes, e agora todos veem a verdade. A verdade foi revelada", disse Maduro em Caracas.