Mundo
Ataque dos EUA a embarcações no Pacífico deixa cinco mortos
Operação eleva o número total de mortos para pelo menos 104 pessoas e marca a terceira ofensiva desta semana
Os Estados Unidos anunciaram novos ataques contra duas embarcações suspeitas de tráfico de drogas no leste do Oceano Pacífico nesta quinta-feira (18), matando cinco pessoas.
“Em 18 de dezembro, sob a direção do Secretário de Guerra Pete Hegseth, a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou ataques cinéticos letais contra duas embarcações operadas por Organizações Terroristas Designadas em águas internacionais”, escreveu o Comando Sul dos EUA na X.
Segundo o comando militar, os ataques foram realizados em águas internacionais. "Informações de inteligência confirmaram que as embarcações estavam transitando ao longo de rotas conhecidas", acrescentou o comunicado.
O ataque eleva o número total de mortos nos atentados para pelo menos 104 pessoas e marca o terceiro ataque desta semana.
O Comando Sul acrescentou que nenhum militar americano ficou ferido no ataque.
Os ataques a barcos suspeitos de transportar drogas fazem parte de uma campanha em andamento, denominada Operação Lança do Sul, que, segundo o governo Trump, visa conter o tráfico de drogas.
Leia também
EUA X VENEZUELA Os aliados de Maduro que integram seu círculo íntimo de poder na Venezuela que estão na mira de Trump EUA X VENEZUELA Quais seriam as opções da Venezuela se Maduro deixasse o poder? EUA X VENEZUELA Os países e territórios do Caribe que estão ajudando os EUA nas operações militares contra barcos venezuelanos EUA X VENEZUELA A escalada da tensão entre Venezuela e EUA, dia a dia: bombardeios no Caribe, porta-aviões e ameaça direta de ataque EUA X VENEZUELA Venezuela chama de pirataria e roubo a apreensão de petroleiro por EUA EUA X VENEZUELA O que é a frota de navios fantasmas que os EUA acusam a Venezuela de usar para burlar sanções e exportar petróleo? VENEZUELA Por dentro da operação secreta que tirou opositora da Venezuela e a levou à Noruega para receber Nobel EUA X VENEZUELA Petróleo da Venezuela é foco da campanha de Trump contra Maduro, diz NYT EUA X VENEZUELA Trump ordena bloqueio 'total' de todos os petroleiros sancionados que entrem e saiam da Venezuela EUA X VENEZUELA Crise na fronteira e caos pós-Maduro: os cenários avaliados pelo governo Lula em caso de ataque dos EUA à VenezuelaOfensiva militar dos EUA
Os Estados Unidos intensificaram suas ações militares na América do Sul nos últimos meses, com foco na Venezuela, nação que o presidente Donald Trump acusou de roubar petróleo, terras e outros ativos americanos.
O governo deslocou milhares de soldados e um grupo de ataque de porta-aviões para o Caribe, e Trump ordenou na terça-feira um "bloqueio total e completo" de petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela.
O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, respondeu a Trump na quarta-feira (17), acusando os EUA de buscarem uma mudança de regime, além da apropriação do território e dos recursos da Venezuela.
"É simplesmente uma farsa belicista e colonialista, e já dissemos isso muitas vezes, e agora todos veem a verdade. A verdade foi revelada", disse Maduro em Caracas.