Polícia
Polícia Civil prende proprietário de casa de carnes que comercializava gado furtado em Várzea Grande
Após analisar o gado, suspeito mandava comparsas subtraírem, matarem e desossarem os animais
O proprietário de uma casa de carnes, suspeito de liderar um grupo criminoso envolvido em crime de abigeato, o furto de animais de criação, como gado e cavalos, foi preso preventivamente pela Polícia Civil na tarde de terça-feira (16). A ação é resultado de investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), que apontam que o grupo atuava no roubo e comércio ilegal de animais, crime que prejudica produtores rurais e configura grave violação à lei.
O investigado comercializava a carne dos animais subtraídos em seu açougue, é apontado como mandante de diversos furtos de gado, ocorridos na zona rural de Várzea Grande. Ele responde a três inquéritos policiais instaurados na Derf-VG com aproximadamente cinco vítimas.
Leia também
OPERAÇÃO INTEGRAZIONE Polícia Civil cumpre mandados e desarticula esquema que desviou mais de R$ 1,1 milhão de empresa de segurança VIGILÂNCIA SANITÁRIA Polícia Civil e Vigilância Sanitária interditam fábrica clandestina de suplementos em Cuiabá RECEPTAÇÃO Polícia Civil prende suspeito de receptação e recupera saxofone furtado em Cuiabá OPERAÇÃO RUPTURA Polícia Civil cumpre 21 mandados com foco na desarticulação de célula de facção criminosa no interior de MT TRÁFICO DE DROGAS Polícia Civil apreende aproximadamente meia tonelada de maconha em VG OPERAÇÃO ASFIXIA Polícia Civil deflagra operação contra facção criminosa em Campo Novo do Parecis CLINÍCA DE ESTÉTICA Polícia Civil investiga clínica de estética que fechou as portas após realizar promoções na Black Friday TRÁFICO DE DROGAS Polícia Civil prende traficantes durante entrega de drogas em estacionamento de academia em Várzea Grande OPERAÇÃO NEXUS RUPTHUS Polícia Civil deflagra operação e cumpre 52 mandados contra integrantes de facção criminosa OPERAÇÃO CENÁRIO MONTADO GYN Polícia Civil aprofunda investigação e cumpre novos mandados em operação contra fraudes milionárias em licitações públicasDe acordo com as investigações, para praticar o crime, o investigado inicialmente ia nas propriedades, olhava o gado e chegava a comprar uma unidade, para não levantar suspeitas da intenção criminosa.
Com o conhecimento do local e dos animais, ele acionava seus comparsas que ficavam responsáveis de retornar às propriedades, subtrair, matar e fazer a desossa dos animais. Posteriormente, a carne era levada pelos suspeitos e comercializada no açougue do mentor criminoso. Em alguns casos, o empresário também participava da ação criminosa, ajudando a tocar o gado que foi furtado da propriedade da vítima.
Diante dos elementos apurados, o delegado responsável pelas investigações, Sérgio Luís Henrique de Almeida, representou pelo mandado de prisão preventiva do suspeito, que foi deferido pela Justiça.
No decorrer dos trabalhos, o investigado fechou a sua casa de carnes e fugiu, mudando-se para outro endereço, no bairro Costa Verde, em Várzea Grande, onde foi localizado e teve o mandado de prisão cumprido.
Ele foi conduzido à Derf-VG para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento para responsabilização de outros envolvidos nos crimes.