Turismo

Governo apresenta cultura pantaneira, etnoturismo e observação de onça em evento nacional

Estado vai mostrar as belezas e encantos de 15 a 17 de dezembro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM SECOM-MT 10/12/2023
Governo apresenta cultura pantaneira, etnoturismo e observação de onça em evento nacional
O Salão Nacional do Turismo foi retomado neste ano, após um hiato de 10 anos sem realização. | Secom-MT

Mato Grosso vai levar a cultura pantaneira, o etnoturismo (visitação em terra indígena), artesanato, observação de onças e o turismo de aventura para o Salão Nacional do Turismo, que será realizado de 15 a  17 de dezembro na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). 

O Salão Nacional do Turismo foi retomado neste ano, após um hiato de 10 anos sem realização. O último evento ocorreu em 2013. Um dos pontos altos do evento será a apresentação do Brasil em forma de experiências e não apenas em estandes dos estados, como nas feiras tradicionais do setor.

O evento terá cinco áreas temáticas: sol e praia, turismo rural, natureza, cultural e tendências. Mato Grosso vai apresentar os três últimos eixos no Salão Nacional.

A coordenadora de Promoção do Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Simone Lara Pinto, é a responsável pela organização da participação de Mato Grosso no evento. Além dela, cerca de 20 pessoas integram a comitiva estadual, incluindo servidores da Sedec, empresários, indígenas e artesãos.

“Parceiros importantes como o Sebrae, Senac e Sesc também estarão conosco no evento. O Senac vai apresentar uma cozinha show levando para o evento a nossa mojica de pintado. O Sesc será responsável pela apresentação cultural e, por isso, vai levar o grupo Flor Ribeirinha. Já o Sebrae será responsável pela área de artesanato, além da parceria em viabilizar a apresentação do destino na área experiência”.

Simone reforça também a importância da participação dos municípios no Salão Nacional do Turismo, para que eles possam realizar networking com os demais destinos do Brasil, operadores presentes e visitantes.

“Será uma boa oportunidade para troca de experiencias e aprendizados que serão proporcionados no núcleo de conhecimento do evento”, finaliza.