Brasil
PF mira lavagem de R$ 30 bilhões do PCC em operação em três estados
A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira (30) 13 mandados de prisão preventiva e 43 de busca e apreensão na Operação Rei do Crime, contra lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que atua dentro e fora dos presídio
30/09/2020
Investigações
De acordo com a PF, o braço da facção está em operação há mais de dez anos. Durante as investigações, os policiais rastrearam movimentações financeiras e identificaram a existência de uma rede de combustíveis, além de uma distribuidora, que atuava em benefício do grupo.
Eles agiam por meio da lavagem de ativos de origem ilícita, através de companhias com atuação sólida no mercado e de empresas de fachada ou compostas por "laranjas".
A PF informou que os envolvidos injetavam dinheiro em espécie nos postos de combustíveis, fazendo transações financeiras para outras fictícias por meio dos "laranjas".
Em razão da complexidade da investigação, o coordenador-geral de repressão a facções criminosas da PF, Elvis Secco, comparou a operação de hoje à Lava Jato, no sentido de que é um divisor de águas na atuação da corporação no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.
Mais lidas
1