Cotidiano
Diversos médicos, dentistas e enfermeiros de Mato Grosso estão em Guiné Bissau para uma ação humanitária de ajuda em várias comunidades da capital Bissau.
Além desses profissionais mato-grossense, diversos outros de várias cidades brasileiras estão desenvolvendo ações humanitárias na região, coordenada pela ONG Get a Smile que é uma organização com sérios propósitos e extremamente preocupada com os imensos desafios cotidianos enfrentados por muitas pessoas ao redor do globo. Guiné-Bissau, fica na África Ocidental e faz fronteira com o Senegal ao norte, Guiné ao sul e ao leste e com o Oceano Atlântico a oeste.
O País tem cerca de 1,6 milhão de pessoas e 15% da população fala o português. A grande maioria da população (90,4%) fala kriol, uma língua crioula baseada no português e o restante dos habitantes falam uma variedade de línguas africanas nativas.
A população local enfrenta desafios extremos, pois dois terços de sua população vive abaixo da linha da pobreza.
Seu IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, segundo a ONU, é um dos mais baixos do planeta assim como seu Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a ONG já foram realizados mais de 12 mil atendimentos médicos, 3 mil atendimentos odontológicos, mais de 2 mil crianças beneficiadas com bolsas de estudo, distribuídos mais de 300 kits escolares, incluindo livros didáticos, reunidos mais de 4 mil crianças para a escola cristã de férias, e construídas 5 escolas com participação de mais de 200 voluntários, entre eles os mato-grossenses.
https://www.youtube.com/watch?v=eA_6d2kd-wA&feature=youtu.be