Cotidiano
Mesmo sem fazer a contraprova, que dura em média 07 dias, o Hospital particular Santa Rosa negou no inicio da tarde desta segunda feira, 16, e confirmou no final da tarde, que um homem de 48, vindo da Itália, foi confirmado com o Covid-19, o Coronavírus.
A contraprova é feita por técnicos da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do estado e demora em média sete dias. O paciente está internado no hospital e foi confirmado pelo técnico responsável Luciano Gustavo Carvalho, que o homem está infectado com o Coronavírus. As informações que o homem não estava com o Coronavírus foi passada pela assessoria de imprensa do Hospital.
No final da tarde a direção divulgou uma nora publica de confirmação. Em todo o estado existem 14 pessoas suspeitas portadoras do vírus. A confirmação oficial do primeiro caso em mato Grosso deve ocorrer até segunda feira, 23. O teste feito no homem pelo laboratório do Hospital santa Rosa afirma que o RNA da SARs (sindrome respiratória aguda grave do adulto tem o RNA semelhante. Logo, o Covid-19 pode estar infectado no homem, assim como O H1N1 e o SARs. Por isso precisa do genoma do DNA, através do isolamento do vírus.
A Secretaria de Saúde do estado não dispõem de Kit para fazer o isolamento do vírus, e que seria a contraprova da infecção. Segundo técnicos da Secretaria, um lote com os Kit´s deve chegar até quinta feira, 19, vindo do Ministério da Saúde. O homem internado no Hospital santa Rosa veio da Itália e chegou essa semana em Cuiabá com dores de cabeça e febre.
Veja o Teste e a Nota divulgada pelo Hospital
Comunicado Coronavírus.pdf