O cenário ainda não é de pacientes sem atendimento, mas a situação está se agravando muito. Os quatros maiores hospitais particulares de Cuiabá: Santa Rosa, São Mateus, Jardim Cuiabá e Clínica Feminina, já estão quase atingindo a lotação máxima para pacientes internados com a Covid 19, doença provocada pelo novo coronavírus em Unidades de Terapia Intensiva(UTI´s).
Nesse cenário, o colapso no sistema de saúde privado em Cuiabá está cada vez mais iminente e deve acontecer primeiro do que na rede pública de saúde. “Estamos muito próximos de ter que decidir quem entra e quem não entra (nas UTIs)”, disse um dos médicos plantonistas de um dos hospitais.
A frase deste médico intensivista resume bem a situação dos hospitais privados de Cuiabá que atendem pessoas infectadas por coronavírus.
Segundo o médico, vários pacientes com a Covid 19 estão nas enfermarias desses hospitais a espera de vagas. No hospital Santa Rosa a direção está abrindo a quarta UTI, pelo aumento de pacientes com a Covid 19.
No hospital Femina vai ser fechado um quarto de realização de parto, para ser transformado em UTI. Nos hospitais Jardim Cuiabá e São Mateus, pacientes mais graves estão a espera das UTI´s.
O levantamento exclusivo foi feito pelo Página 12. Na rede do governo do Estado, e da Prefeitura, a situação é mais confortável, mas os médicos adiantam um ‘pico’ maior nos próximos dez dias.