Cotidiano
A oferta de vagas disponibilizadas pelo Governo do Estado não é nenhum fim do mundo - ainda - pelo cenário de pacientes infectados pela Pandemia da Covid 19, o Novo Coronavírus. A Secretaria de Estado de Saúde tem se empenhado com afinco para não colapsar o sistema.
E por determinação do governador Mauro Mendes(DEM), a SES/MT se antecipou no início da Pandemia e articulou com as Secretarias Municipais a pactuação para atendimentos dos infectados pela Covid 19.
E o resultado – diferentemente – da maioria dos estados brasileiros, ainda é promissor quanto a oferta de leitos de enfermarias públicas e de Unidades de Terapias Intensivas(UTIs).
É certo que a pandemia devastadora está atingindo seu ápice no estado.
Mas, a rede pública de saúde da maioria dos municípios mato-grossense está dando conta para atender casos graves de pacientes infectados pelo coronavírus.
O principal destino desses pacientes são as UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) Públicas com equipamentos de respiração para ventilação mecânica. As piores situações estão nas regiões do Araguaia e Oeste de Mato Grosso.
Atualmente em todo o estado há disponíveis ainda 124 UTIs e 720 enfermarias, com prioridade os pacientes da Covid 19.
Desse total, já foram ocupadas 104 das UTIs, de um total de 228 e que representa 45,6%. Quanto a enfermarias, já foram ocupadas 96 e ainda existem 720 de um total de 816.
Computam-se aí as 140 vagas nas duas maiores cidades do estado: Cuiabá e Várzea Grande.
Por outro lado os quatros principais hospitais particulares em Cuiabá(Santa Rosa, São Mateus, Jardim Cuiabá e Clínica Feminina) já estão com 90% de ocupação nas UTIs.
E a situação está se agravando muito.
Nesse cenário, o colapso no sistema de saúde privado na Capital está cada vez mais iminente e deve acontecer primeiro do que na rede pública de saúde.
Os dados foram repassados pela Secretaria de Estado de Saúde e por cruzamentos de dados, informações e reportagem do Página 12.
São atualmente((até domingo, 07), 4.033 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 2.437 estão em isolamento domiciliar e 1.243 estão recuperados. Há ainda 240 pacientes hospitalizados, sendo 118, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 122, em enfermarias.
Veja as vagas disponibilizadas nos Hospitais Públicos de Mato Grosso
UTIs
Total de Vagas(UTI): 228
Ocupadas(UTI): 104
Vagas(UTI): 124
Taxa de ocupação: 45,6%
Enfermarias
Total de Vagas: 816
Ocupadas: 96
Disponíveis: 720
Taxas de Ocupação: 11,7%
Hospital Municipal de Cuiabá – 20 leitos
Hospital do Câncer – 10 leitos
Hospital Santa Helena – 10 Leitos
Hospital Júlio Muller – 10 leitos
Santa Casa – 10 leitos
Hospital Geral Universitário(HGU) – 10 leitos
Hospital São Benedito – 20 leitos
Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – 40 leitos
Pronto Socorro de Várzea Grande – 10 leitos
Total: 140 vagas
Existe ainda
20 leitos de Unidade Coronariana
10 leitos UTI´s Neurológica
20 leitos Semi-UTI´s
40 leitos UTI´s Pediátrica
- Ainda não contabilizados os leitos do Hospital Estadual Metropolitano, localizado em Várzea Grande
Taxa de Ocupação nas UTIs: nos quatro Hospitais Privados de Cuiabá(Santa Rosa, São Mateus, Jardim Cuiabá e Clínica Feminina) - 90%