PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM BBC BRASIL04/02/2023
É algo bastante comum: sentir-se como um balão, com a sensação de estar com o estômago cheio, mas sem necessariamente ter comido muito.
O inchaço ou distensão é um aumento visível no tamanho do abdômen. A barriga parece cheia e isso gera incômodo.
Além da alteração física evidente, o inchaço abdominal pode vir acompanhado de dor de barriga, desconforto ou ruídos.
Por trás dessa condição tão comum, pode haver muitas causas. Algumas são fáceis de gerenciar e, para acabar com o problema, basta fazer algumas mudanças na alimentação.
Outras são mais complexas e podem variar de problemas no sistema imunológico a até serem indícios de um tipo de câncer.
A seguir, explicaremos algumas causas, quais são os sinais que devem nos deixar em alerta e que hábitos precisamos mudar para evitar essa sensação incômoda.
Ar ou constipação
A razão mais comum para o inchaço é ter muitos gases no intestino. O NHS, serviço público de saúde do Reino Unido, indica que isso pode ser provocado por alguns alimentos e bebidas ou pela ingestão de ar.
A segunda causa mais comum de sensação de inchaço é a constipação, algo que pode passar despercebido porque não se trata apenas de evacuar menos.
O Centro de Medicina da Universidade Johns Hopkins afirma que, se você tiver que fazer esforço para iniciar ou terminar uma evacuação; se suas fezes se assemelham a pedras ou seixos; ou se não ficar uma sensação de vazio ao defecar, você está sofrendo de constipação.
E tudo isso pode contribuir para que haja dores abdominais e inchaço. Porque quanto mais tempo as fezes ficam sem sair, mais chances as bactérias têm de fermentar e, portanto, de criar mais gases e inchaço.
Excesso de bactérias ou falta de movimento
Outra razão por trás do inchaço é a Sibo, sigla em inglês para supercrescimento bacteriano no intestino delgado. Como o próprio nome sugere, é um excesso de bactérias, e ocorre quando as bactérias intestinais do cólon transbordam para o intestino delgado.
O crescimento excessivo dessas bactérias também pode sobrecarregar outras bactérias que são responsáveis justamente pelo equilíbrio do sistema e absorvem os gases.