Eleições 2024

Deixa o povo me levar...por que o candidato do MDB, Kalil Baracat, deve ser reeleito com uma votação estratosférica em VG

Kalil tem o apoio da maioria da população para um segundo mandato

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA 22/09/2024
Deixa o povo me levar...por que o candidato do MDB, Kalil Baracat, deve ser reeleito com uma votação estratosférica em VG
Kalil: “O que eu vou levar para frente é este resultado, que representa uma vitória, fruto do meu trabalho" | Assessoria

Não há explicações que consiga sustentar a popularidade de um político nas alturas por muito tempo.

Os questionamentos são feitos por marqueteiros, jornalistas e analistas políticos.

O analisado em tela é o prefeito de Várzea Grande pelo MDB, Kalil Sarat Baracat de Arruda, que completou no último dia 27 de agosto, 43 anos, e com três anos, oito meses e vinte e um dias à frente da administração da Prefeitura do município.

Quando foi eleito pela primeira vez em 2020 com 50.918 mil votos, contra 44.176 mil votos do segundo - ele garantiu ao seu partido o MDB, na época, a conquista da segunda cidade mais importante do estado e conseguiu eleger um grande número de vereadores.

Em 2012 foi eleito vereador com 2.613 mil votos 2006, além de ter sido secretário de desenvolvimento econômico e de governo da Prefeitura.

Nas eleições de 2024 e candidato à reeleição, Kalil já arrebanhou um eleitorado várzea-grandense com seu charme pessoal e um discurso que promete melhoria nas áreas sociais, dinamismo econômico e investimentos em infra-estrutura.

Agora, a menos de duas semanas da eleição, ele ainda tem bons motivos para comemorar.

Nos últimos dias, diversos institutos de pesquisa o apontam em primeiro lugar disparado para a Prefeitura com quase o triplo da segunda colocada, com quase 58% do eleitorado.

Os demais candidatos aparecem bastante distanciados do emedebista. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Kalil aparece entre 55% a 58% dos votos válidos. A segunda coloca tem 20,3% dos votos.

A terceira tem 3,4% dos votos.

E o quarto candidato aparece com apenas 0,76% dos votos válidos.

Os números para ele (Kalil), sintetiza o trabalho com seriedade que desenvolveu durante a primeira gestão no comando do executivo municipal e com a ideia de crescimento, em todos os segmentos. Ele disse que leva a certeza de que a organização no setor púbico é maior que no privado.

Na questão de segurança Kalil avalia que houveram avanços com o trabalho ostensivo e preventivo da Guarda Municipal, mas, que o problema de segurança ainda é uma preocupação de toda a administração.

Quanto a saúde, Kalil salienta que foi um dos setores onde houveram mais recursos desde quando ele assumiu a Prefeitura.

Nesse setor, a responsabilidade é compartilhada com a União e com o Estado.

A visão é que se o município, Estado e União não estiverem bem sintonizados dará problema.

E Várzea Grande está sintonizada com o estado.

É certo que os investimentos em diversos setores fizeram da gestão Baracat uns do que mais trabalhou pelo munícipio nas últimas décadas. E é certo também que o resultado não poderia ser melhor: depois desses anos todos, Kalil está a um passo de conseguir se reeleger prefeito.

Quanto ao problema da falta de água em Várzea Grande, Kalil deu a volta por cima e mostrou que tem traquejo político, e com um discurso moderno e acima de tudo um eficiente tino faro pela administração pública, construiu e inaugurou a Estação de Tratamento de Água Barra do Pari/Chapéu do Sol que produz 250 litros de água por segundo ou 21,6 milhões de litros/dia e a ETA do Grande Cristo Rei, inaugurada no final de 2021, e que produz 27,7 milhões de litros por dia e abastece 72 bairros da cidade.

Para Kalil Baracat a experiência de ter governado Várzea Grande será um dos momentos mais marcantes em sua vida e da sua família.

Oriunda de imigrantes da Síria, sua avô, Sarita Baracat, popular “Nhá Sha”, foi a primeira prefeita mulher do município e seu pai, Nico Baracat, foi deputado estadual e vice prefeito.

Seu avô Emanuel Benedito de Arruda, popularmente conhecido como “Caboclo”, também foi vereador da cidade, assim como seu primo de segundo grau, Edilson Baracat que foi vereador e vice prefeito e Miguel Baracat, que foi vereador. Kalil é casado com a promotora Januária Dorileo.

E ele diz em seus pronunciamentos que: “O que eu vou levar para frente é este resultado, que representa uma vitória, fruto do meu trabalho. Eu não preciso de mais nada, além disso. É o que sempre digo pra minha família: Se sairmos daqui há quatro anos na rua e recebermos o mesmo carinho que eu recebo hoje de toda população, ficarei satisfeito”, disse Kali.