Esportes

Estudantes da Rede Estadual chegam à semifinal de prêmio com projeto de plataforma educacional gratuita e inclusiva

Alunos da Escola Estadual Governador José Fragelli, em Cuiabá, participam da 11ª edição do ‘Prêmio Solve For Tomorrow’

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM SEDUC-MT 28/08/2024
Estudantes da Rede Estadual chegam à semifinal de prêmio com projeto de plataforma educacional gratuita e inclusiva
alomão, Lismar, Gabriel, Jonathan e Ygor ao lado da professora orientadora de matemática Mara Lopes | Assessoria

Cinco estudantes da Escola Estadual Governador José Fragelli, em Cuiabá, são semifinalistas da 11ª edição do ‘Prêmio Solve For Tomorrow’. Criado pela Samsung, o prêmio estimula estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais da comunidade e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia.

Salomão Fernandes, Lismar Albanelys, Gabriel Ferreira, Jonathan Salazar e Ygor Ruiz concorrem com o projeto denominado ‘Axewl: Educação Inclusiva e Personalizada para Todos’. Todos são do 3° ano e tiveram orientação da professora Mara Lopes Côrtes.

De acordo com Mara Côrtes, o projeto dos estudantes mato-grossenses se destaca pela proposta inovadora de criar uma plataforma educacional gratuita e acessível para pré-vestibulandos, sobretudo, os de baixa renda.

“É a primeira vez que uma equipe de escola pública de Mato Grosso participa e já garantindo a semifinal. Temos potencial para chegar à final”, destaca.

Ela avalia que o sucesso do projeto Axewl não só eleva o nome da escola e de seus estudantes, mas também serve de inspiração para outras instituições de ensino e jovens inovadores em todo Mato Grosso. 

“A equipe continua avançando na competição, com a expectativa de que seu trabalho possa alcançar ainda mais reconhecimento e, sobretudo, impactar positivamente a vida de milhares de estudantes em todo o país”, declara.

O estudante Ygor está confiante na vitória. Ele conta que a ferramenta utiliza inteligência artificial para personalizar o aprendizado, oferecendo recursos como quizzes, simulados, uma biblioteca de conteúdos e suporte via chat.

"A plataforma é inclusiva, projetada para atender também estudantes com deficiências auditivas, visuais, psicológicas, autismo ou TDAH", diz o estudante.

Se vencerem, os estudantes receberão certificados e prêmios que incluem recursos para continuar desenvolvendo e aprimorando o projeto. Cada professor orientador das 20 equipes semifinalistas já ganhou um tablet. As 10 equipes finalistas vão ganhar um notebook para cada professor orientador e um tablet para cada estudante finalista.

A premiação será dividida em duas categorias, a nacional e júri popular. Na nacional os prêmios serão um notebook + fone de ouvido (1° lugar); smartphone + fone de ouvido (2° lugar) e smartwatch + fone de ouvido (3° lugar). 

Já os vencedores pelo Júri Popular, ganharão um fone de ouvido sem fio para cada estudante, professor orientador e professor parceiro dos três projetos eleitos pelo público, além das escolas ganharem um projetor. 

O Prêmio

O Solve for Tomorrow é uma competição que incentiva a criação de soluções inovadoras para desafios sociais utilizando a abordagem STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). O programa tem abrangência nacional e é coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), referência em educação no Brasil.